Paraná Empreendedor
Nova plataforma digital abre espaço para quadrinistas brasileiros
App para smartphones criado por startup curitibana promete oferecer mais exposição, liberdade e melhor faturamento para artistas nacionais
MOAH!Solution é uma nova plataforma desenvolvida para publicação de conteúdo digital por editoras, autores e ilustradores que promete impulsionar o mercado nacional do setor, hoje obrigado a competir com títulos estrangeiros produzidos por grandes estúdios, como é o caso dos quadrinhos.
Paulo Krüger e Maicris Fernandes, idealizadores do projeto, dizem que a iniciativa surgiu ao perceberem a pouca valorização da ilustração local e que o Brasil possui grandes nomes, que precisavam de visibilidade. O projeto iniciou-se em Curitiba, mas busca ilustradores de todo Brasil.
A plataforma também promete maior rentabilidade – em torno de 25% a cada compra feita pelos usuários com condições contratuais de segurança, o que representa mais que o dobro do que as editoras oferecem aos artistas. Um módulo financeiro restrito permite acompanhar as vendas e rendimentos por meio de dashboards (painéis visuais). O acesso por login e senha permite controle do que é publicado e o autor define as informações da obra e o valor a ser cobrado.
Outra vantagem é a liberdade de criação do ilustrador, que se torna muito maior num aplicativo onde ele pode colocar suas obras e conectar-se com seu público sem medo de represália ou que sua criatividade seja limitada por questões comerciais das editoras.
“A intenção é valorizar o ilustrador brasileiro. Em meio a tanta cultura pop/geek internacional instaurada, nossos artistas também precisam aparecer nos holofotes. Quem se beneficia, além deles, são os leitores, especialmente as crianças da nova geração”, afirmam os idealizadores.
A possibilidade de reunir vários quadrinhos em um aplicativo único facilita a visibilidade do trabalho do autor como um todo e também a distribuição, pois o material não é impresso, fator que dribla a dificuldade de encontrar uma coleção ou várias edições de um autor em um único espaço físico – pela barreira das baixas tiragens colocada pelas editoras.
A aposta parece certeira, por conta do aumento do uso de dispositivos móveis – segundo a Anatel há mais de 250 milhões de aparelhos celulares em uso no Brasil.
O aplicativo já conta com vários ilustradores locais e uma centena de histórias em quadrinhos publicadas. Marcos Vaz (autor do quadrinho Curitibinha), Tako X (Marco e seus amigos) e Marcia d’Haese (Mig & Meg) são alguns dos ilustradores que já aderiram ao projeto.
Um aplicativo para leitura de quadrinhos pode ser um aliado da educação, até em sala de aula.
-
Polícia 7 dias atrás
Rapaz é executado a tiros dentro do seu veículo em Paranaguá
-
Polícia 7 dias atrás
Polícia Civil de Morretes prende porteiro de escola acusado de aliciamento de criança de cunho sexual
-
Polícia 6 dias atrás
Homem é preso em flagrante após jogar gasolina e atear fogo na esposa em Pontal do Paraná