Paraná Empreendedor

Ney Braga – O Governador da Integração do Estado

Ao assumir o governo, Ney Braga foi a Universidade Federal e buscou para a formação de sua equipe, jovens brilhantes ali formados.

Imposto municipal

Imposto municipal

Ao assumir o governo, Ney Braga foi a Universidade Federal e buscou para a formação de sua equipe, jovens brilhantes ali formados. Mentes arejadas e com visão de futuro, proporcionaram à época, uma gestão inovadora.

Uma das ferramentas criadas foi a constituição do Fundo de Desenvolvimento Econômico do Paraná – Lei 4.529/1962, que viabilizou a construção das duas principais artérias de escoamento de nossas riquezas.

Aos mais jovens lembramos que até o início da década de setenta, o norte do estado tinha como referência SP – Capital e no Sudoeste/Oeste o RS.

Com a construção da Rodovia do Café, ligando Ponta Grossa a Paranavaí e com a 277 até Foz do Iguaçu, foi possível a integração do estado. Integração não somente econômica e cultural.

Com as novas rodovias, como importante consolidação da infraestrutura, foi possível às companhias de melhoramento viabilizarem a criação de ocupação urbana no norte “Novo” e oeste do Paraná.

Melhor se explica com o número de cidades. Até 1950 o Paraná tinha 119 municípios, em vinte anos passou a 288. Somente no ano de 1961 foram emancipadas 81 cidades. A população de 1950 de mais de 2 milhões, em 1970 chegou a triplicar.

Isso foi possível graças a competência da equipe de Ney Braga, além de sua capacidade de liderança, colocando em prática os estudos e a estratégia para destravar e alavancar o desenvolvimento em todo o estado.                                                                   Podemos citar outras ações, a construção da Usina Hidrelétrica Capivari Cachoeira e Criação da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Paraná.

A partir daí a produção paranaense apresentou uma importante diversificação de sua produção industrial, ampliando os setores econômicos. Também foram criadas, a Cia Agropecuária de Fomento Econômico; TELEPAR; FUNDEPAR e CELEPAR, dentre outras.

Hoje o Paraná está consolidado em seu território (399 municípios) com um parque industrial interiorizado e diversificado, agricultura de ponta e produção de proteínas, reconhecidos no mercado internacional, utilizando das mais avançadas tecnologias.

É importante o reconhecimento àqueles que prepararam o ambiente ao desenvolvimento do nosso estado, sendo hoje a quarta/quinta economia do Brasil.

Você também poderá gostar

Ney Braga – O Governador da Integração do Estado

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.