Toda empresa deve ter como foco um mix de atrativos voltados ao seu público-alvo. Com a especialização ditada pela globalização, ficou evidente a necessidade de focar num ponto e no entorno dele apenas como complementação, de modo a não confundir o consumidor sobre sua missão e objetivos do serviço prestado ou produto.
O branding trabalha os atributos de marca e propósito, delineando escopos e elementos sensoriais capazes de seduzir e fidelizar, disseminando conceitos. Envolve nomes, símbolos, padronização, conceituação, comportamentos e aspectos relacionados à impressão sensorial da marca.
O marketing trabalha nos atributos de produto, com foco em vantagens competitivas vinculadas à definição de preço, custo-benefício, comunicação, distribuição e produto em si quanto ao que será entregue, analisando o comportamento do consumidor e suas necessidades.
O design é a materialização dos conceitos definidos pelo branding e pelo marketing. É responsável pela aglutinação de informações em prol de diretivas, inclusive na concepção de marcas, identidades visuais e novos produtos.
Para garantia de todos estes atributos que compõem uma nova empresa, seus produtos e serviços, é indispensável a proteção da propriedade intelectual, pois somente por meio da exclusividade assegurada por registros e patentes, o diferencial competitivo se traduz em valor agregado com maximização de lucro.
Neste portfólio de proteções, estão disponíveis o registro de marcas, podendo ser assegurado em atividades específicas nomes, logotipos ou símbolos. Essas proteções se destinam a compensar o investimento em desenvolvimento com a propriedade e obrigação de exploração.
Na proteção via registro de desenho industrial, as formas tridimensionais e padronagens. Na proteção via direito de autor, as criações intelectuais como literatura, obras de arte, fotografias e desenhos, independente de exploração comercial.
Na proteção de software, os códigos fontes, bem como aplicativos e seus sistemas e fluxos de operação. Por meio de patentes é possível a proteção de construções funcionais com aplicabilidade em escala.
Enfim, não há como uma empresa prosperar sem resguardar a exclusividade de patrimônio intangível perante o mercado e os concorrentes.
*Colaboração Alcion Bubniak – Consultor em marcas e patentes
Por Juraci Barbosa Sobrinho
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