O dia 9 de novembro é destinado a homenagear todos os profissionais que atuam na hotelaria: recepcionistas, mensageiros, manobristas, camareiras, garçons, cozinheiros, copeiros, assistentes, coordenadores, gerentes, entre tantas outras funções necessárias para que estes estabelecimentos ofereçam conforto, lazer, segurança e a certeza de uma recepção acolhedora, um serviço de excelência e uma experiência memorável.
A comemoração foi escolhida para este dia porque em 1936, nesta data, foi fundada a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), primeira entidade do setor de turismo no País, e em 1980 ficou definida como o Dia do Hoteleiro. A hospitalidade como prática teve início na Grécia antiga durante os jogos olímpicos, os gregos ofereciam pouso e assistência aos viajantes, que eram muito bem recebidos e apreciavam os usos e costumes locais.
A palavra hospitalidade deriva do latim hospitalitate, significa o ato de hospedar, de acolher, mas a hospitalidade é muito mais que um termo, é um diferencial, é o hábito de receber com qualidade e com enfoque humanista, é considerada uma das maneiras que os meios de hospedagem garantem sua competitividade, agregam valor ao produto e asseguram a longevidade do negócio. A hospitalidade é ampla, não se restringe à oferta de uma hospedagem, mas inclui satisfação, cordialidade, acolhimento, aproximação com as diferentes culturas e interação com as pessoas.
No litoral, o povo é alegre, simpático e comunicativo, transforma clientes em amigos, cria vínculos. Além de ter uma imensidão de atrativos naturais, culturais e históricos, o litoral possui muitos profissionais preocupados em atender bem, prestar um serviço de qualidade e compartilhar positivamente a experiência do turista. Parabéns aos trabalhadores da hotelaria, anfitriões com o dom de servir, cativar e fidelizar o hóspede que, ao vir ao litoral, é sempre bem-vindo e recebido com satisfação.