A notável dessa semana é uma mineira que veio contribuir, e muito, com Paranaguá. Jacinta Costa, nascida em Pouso Alegre – MG, diz que Paranaguá é um polo potente e de excelência do setor econômico do país que, além de lhe acolher, permitiu com que contribuísse com a vida econômica do Brasil nos últimos 30 anos. O currículo da notável é rico, ela é graduada em Engenharia Química (Lorena-SP), Administração de Empresas (Paranaguá -PR) e, buscando aperfeiçoamento, conta também com a bagagem de um curso de Especialização na área de Perícia Ambiental em Paranaguá – PR. Adquiriu experiência na área de Controle de Qualidade de fertilizantes, setor fundamental e primordial no aumento da produtividade do Agronegócio, que proporciona aumento do PIB brasileiro através das exportações. Sua monografia, no término do curso de Administração de Empresas, teve um destaque para o maior Porto graneleiro da América Latina na grande movimentação de fertilizantes.
A Engenheira conta que sendo Engenheira Química e respondendo pelo processo de Qualidade, primeiramente tem como responsabilidade ter conhecimento amplo em relação à legislação que rege o setor dos fertilizantes e, para que os resultados sejam corretos e satisfatórios, é necessário um acompanhamento criterioso, minucioso e profundo de todo o processo. Há a necessidade de uma fina e apurada avaliação de cada elemento incluso na produção: “É um processo de profundo monitoramento por meio de amostragens. A qualidade das amostras garante a satisfação do cliente e proporciona ótima reputação e idoneidade para a empresa.”
Jacinta conta que seu apreço pela química lhe trouxe inúmeras oportunidades de criações nas empresas em que trabalhou. Destacou, inclusive, uma delas: A introdução do Micro- destilador. Equipamentos analíticos com tecnologias mais avançadas, gerando agilidade e melhor eficiência no tempo dos resultados analíticos no laboratório. Ressaltou também, sua participação no processo de construção e produção da terceira unidade fabril de granulação de fertilizantes aqui em Paranaguá, bem como seu papel como gestora de setor. Participou do projeto de inclusão de jovens, o Jovem Aprendiz, onde encontrou muita satisfação como orientadora, conforme via que seus alunos se tornavam figuras excelentes no mercado de trabalho.
Não obstante todo o esforço e talento, Jacinta também domina a técnica de pintura Óleo sobre Tela. Ela conta que usa essa aptidão artística para equilibrar suas tensões. “Uso como válvula de escape… através do uso de um estilo livre, cores quentes são minha marca registrada, reflexo dos meus sentimentos e anseios. Este estilo creio ter agradado aos amantes da arte, pois se tornaram convites para participação e eventos do circuito de artes em Paranaguá, com destaque para a primeira mostra “Nossas Telas tem mais Cores” na Casa Monsenhor Celso e o primeiro “Parnanguarte”, círculo de eventos de artes voltado aos artistas Parnanguaras.
E você, leitora? Já deu espaço para um talento alheio ao do dia a dia? Já se permitiu cogitar oportunidades de emprego que mudariam sua vida por completo como a nossa mineira? A Notáveis de hoje convida as leitoras a se permitirem e descobrir novas versões de si, a serem corajosas e confiarem nos seus talentos e instintos. Até a próxima!!
Débora Saif
Siga @notaveismulheres no Instagram