Mãe, humanista, budista, publicitária, locutora, jornalista e jogadora de basquete durante a juventude. Diana Midori Tulio é a notável dessa semana. Formada em Publicidade e Propaganda, e também em jornalismo, Diana começou como estagiária do Voz do Litoral à convite do Sandro Martins, e conta ter tido o prazer de aprender sobre TV –nesse início- com Murilo Bordoni e Tony Lagos. Trabalhou como editora-chefe do Voz do Litoral e também do Litoral Urgente. Hoje é editora-chefe do “Bom Dia Litoral” e do “Hora do Galo”. Além disso, atua no desenvolvimento de peças publicitárias e projetos especiais e, às vezes atua também como apresentadora.
É muito querida e conhecida pela população parnanguara por trabalhar na TVCI, mas também já trabalhou com rádio e conta que escrever é uma de suas paixões: “Amo escrever e penso que a educação e a cultura podem mudar o mundo e o diálogo é um meio essencial para essa mudança acontecer. Acredito que todas as pessoas são dignas de respeito e que a postura de se colocar no lugar do outro deve ser um exercício constante em nossas vidas”.
Diana já trabalhou na cobertura sobre o desastre de 11 de março (desastre nuclear que ocorreu na Central Nuclear de Fukushima I em 11 de março de 2011) e coordenou trabalhos sobre eleições municipais e inúmeras entrevistas com os candidatos a prefeitos e governadores. Todavia, a jornalista nos conta que considera como seus trabalhos mais relevantes as campanhas publicitárias de conscientização da dengue, o trabalho jornalístico de conscientização sobre a covid, a campanha de arrecadação de alimentos no Litoral Solidário e a coordenação do Especial Vamos Superar Paranaguá. Sem dúvida é uma mulher que preza muito pelo lado humano das coisas, o que a destaca dos demais.
A publicitária atua como budista, incentivando as pessoas em reuniões semanais que, agora, por conta do cenário pandêmico, são virtualmente. Ela diz que procura, diariamente, levar essa característica do budismo para dentro do seu trabalho. Muito ligada ao lado humano da vida, Diana nos conta que tem como propósitos: evoluir como ser humano, criar seu filho de uma maneira que faça com que ele possa contribuir com o futuro da sociedade, e ser uma boa amiga para aqueles que encontrar em sua vida.
Às nossas leitoras, Diana deixa um recado: “Seja forte, mantenha-se firme. Se o local onde você está não é o ideal, esse é o exato lugar onde você deve estar. Trabalhe para promover a mudança de dentro pra fora. Com diálogo e paciência. Às vezes você vai perder algumas batalhas; então avalie por quais delas vale a pena lutar”.
Essa edição da Notáveis, além de nos trazer um pouco da história dessa personalidade tão querida para a nossa cidade, nos deixa uma boa reflexão acerca de acreditarmos na nossa força e de trabalharmos para promover a mudança de dentro para fora e a evolução constante. Você tem feito isso?
Por Débora Saif
Siga @notaveismulheres no Instagram