conecte-se conosco

Maçonaria

Ser maçom é exercer a fraternidade na prática e sem ego

Quando se fala em Maçonaria, uma das primeiras coisas que se pensa é na colaboração da Ordem para tornar a sociedade em que vivemos mais justa e fraterna

Publicado

em

Quando se fala em Maçonaria, uma das primeiras coisas que se pensa é na colaboração da Ordem para tornar a sociedade em que vivemos mais justa e fraterna. Tudo isso deve ser feito não apenas de maneira ritualística, dentro das Lojas Maçônicas, mas também no mundo externo, onde se exigem projetos e ações efetivas em prol de quem mais precisa. É essencial ser maçom dentro e fora de Loja, dentro de suas possibilidades, mas sempre com responsabilidade e respeito consigo mesmo e com o próximo.

A Loja Maçônica Perseverança n.º 0159, de Paranaguá, conta com 159 anos de história, federada ao Grande Oriente do Brasil (GOB) e jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil- Paraná (GOB-PR), sendo a precurssora da Maçonaria no Paraná, atuando durante todos esses anos em prol de uma sociedade melhor, com destaque para a liberação de escravos pela Oficina 20 anos antes da Abolição da Escravatura. Além disso, o senso de responsabilidade não parou no tempo, visto que os projetos sociais mantidos pela Perseverança prosseguem ativos até hoje.

Entre as iniciativas atuais, constam o Lar dos Idosos Perseverança, a Creche Perseverança e o Clube da Fraternidade Perseverança que atendem crianças, adultos e idosos no município. São instituições ativas e constantemente presentes na sociedade parnanguara. Além disso, anualmente, a Loja colabora e incentiva projetos sociais e esportivos em Paranaguá e região, com doações e presença dos Irmãos. 

Dizer tudo isso não é se vangloriar, é sim compreender que a Ordem Maçônica obriga a todos os seus membros uma atuação constante em prol da evolução da sociedade. Isso ocorre diariamente. No seu dia-a-dia em Loja, no trabalho e no meio familiar, todo maçom deve compreender esta responsabilidade e saber que ela deve ser exercida sem ego, sem se “gabar” por ser alguém “bom” por ajudar quem mais precisa. 

“Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita” (Mateus 6:3)

Responsável: ARLS Perseverança n.º 0159 – Paranaguá – PR

Em alta

plugins premium WordPress