Connect with us

Maçonaria

DESMISTIFICANDO A MAÇONARIA

Muitos tentam deturpar e denegrir a Maçonaria oferecendo coisas absurdas nos meios de comunicação

Publicado

em

O Templo do rei Salomão

Muitos tentam deturpar e denegrir a Maçonaria oferecendo coisas absurdas nos meios de comunicação, isto estamos vivendo quase que diariamente, estes que assim agem são os mesmo que não foram aceitos na Ordem ou que foram expulsos da Maçonaria por decorrência de alguma pratica de ilicitude.

Observamos por muito tempo a forma distorcida que muitos leigos e religiosos tem sobre a Maçonaria, por isso sempre tentamos desmistificar isso. Outros pensam que a Ordem é uma religião, mas a verdade é que poucos realmente sabem o que a Maçonaria realmente é, e qual seria o seu Papel na História da Humanidade, onde seu papel ou missão é a evolução da Humanidade, a proteção da pátria e dos ideais humanitários, libertar a sociedade nos momentos de tirania e levar luz para o desenvolvimento político, cientifico, espiritual, moral e ético da Humanidade.

A Maçonaria possui nos países onde reside, potencias Regulares e Irregulares. É dada como Maçonaria Verdadeira, regular e legitima uma potência reconhecida pela Grande Loja Unida da Inglaterra. No Brasil a única Potência Maçônica Regular Reconhecida pela Grande Loja Unida da Inglaterra é o Grande Oriente do Brasil (GOB). A Maçonaria é portanto, uma instituição milenar iniciatica, progressista, filantrópica e filosófica. Para ser Maçom é primordial a crença em Deus. Desta forma um Ateu, ou um homem que assim se declare não pode ser Maçom. Outro ponto para pertencer a Ordem deve-se ter moral ilibada, ser livre e de bons costumes, declarar amor a Deus, a família e a pátria. Dentro de nossas lojas possuímos irmãos de várias denominações religiosas, onde em nossos estudos se focam na espiritualidade baseada na fé individual de cada irmão, também temos estudos Filosóficos, Históricos, e Herméticos tais como: cabala, astronomia, astrologia, esoterismo, pensamento Socrático, Platônico e Aristotélico, mitologia em diversas culturas, numerologia, metafisica etc…

A Maçonaria também pugna pelo aperfeiçoamento moral, intelectual e social da Humanidade, por meio do comprimento inflexível do dever, da pratica desinteressada da beneficência e da investigação constante da Verdade. Desta forma, levantamos a reflexão. Será que uma instituição que busca por questões altamente morais e humanas seria algo negativo? Nós como maçons acreditamos e sabemos que não, pois, em nossas lojas ou templos buscamos sempre desenvolver o lapidar dos grandes valores morais e humanos em nossos membros, desenvolver os pensamentos mais intelectuais possíveis e sempre buscando praticar a beneficência verdadeira aquela onde o que a mão esquerda dar a direita esconde e por fim trabalhamos na alma de nossos membros a reflexão e a investigação constante das grandes Verdades da Humanidade. Para ser maçom, o homem deve ser uma pessoa que acredita na espiritualidade, de reputação ilibada, sem processos civis e criminais, sem nome sujo, deve ter um comportamento diferenciado na sociedade, nós é que escolhemos quem pode entrar na Maçonaria porque esta pessoa que escolhe é responsável pelo caminhar desse novo escolhido.

Portanto, após toda essa reflexão e informação passada, tem como objetivo afastar os maus pensamentos de alguns que deturpam a nossa Sublime Instituição, esperamos ter demonstrado o que a maçonaria realmente é em sua essência. Uma instituição séria e organizada, uma ordem iniciática, filosófica, progressista e evolucionista, que busca o desenvolvimento intelectual, moral e espiritual de seus membros. Outrossim notem que os maçons devem ter uma conduta exemplar fora e dentro da maçonaria, serem Homens livres e de bons costumes, e ter por juramento, amor e devotamento a sua Pátria regente, a sua família e a Deus/Deuses. Onde o verdadeiro maçom é reconhecido por seu caráter íntegro, seu espírito humanitário, sua alta espiritualidade, seu comportamento exemplar de cidadão e profissional, seu intelecto diferenciado e seu amor profundo pela Humanidade e um desejo eterno de se ver no Mundo como um eterno Aprendiz em desenvolvimento constante, isso é ser maçom e fazer maçonaria. Finalmente afirmo, se algum Homem diz ser um Maçom e não ter essas qualidades, esta pessoa certamente não é um Maçom.

Yassin Taha

Dep.Federal GOB

Leia também: A ACÁCIA NA MAÇONARIA