conecte-se conosco

Maçonaria

Igualdade, Liberdade, Fraternidade

O mês de maio é marcado por datas comemorativas que, de uma forma ou outra, nos possibilitam refletir sobre o lema da Maçonaria, “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”

Publicado

em

A MAÇONARIA E A IGREJA

O mês de maio é marcado por datas comemorativas que, de uma forma ou outra, nos possibilitam refletir sobre o lema da Maçonaria, “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. Além dos mais conhecidos e comemorados “Dia das Mães” e “Dia da Abolição”, neste mês temos ainda, entre outros, o “Dia da Fraternidade” (também dia 13), o “Dia Internacional da Família” (15), o “Dia Internacional da Convivência em Paz” (16), e o “Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento” (21). 

O Dia da Fraternidade “celebra valores que caracterizam a boa relação entre os homens. A fraternidade preconiza a igualdade entre todos, independentemente da classe econômica, orientação sexual, raça e religião”, e o Dia da Convivência em Paz objetiva ”promover a paz internacional, envolvendo toda a humanidade a fazer algo pelo desenvolvimento da paz e fortalecer a cultura da não-violência”.

O Dia da Família “visa valorizar o contexto familiar na formação das pessoas”, e o Dia da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento visa “incentivar as pessoas à valorização da diversidade cultural para que a mesma seja respeita por todos”, referindo-se aos processos de pluralidade e diferenciação entre as várias culturas (linguagem, tradições, culinária, religião, costumes, organização familiar, política, etc.), “uma ‘marca’ que personaliza e diferencia os membros de determinado lugar do restante da população mundial.”

“Fraternidade” tem vários significados, mas sempre relacionados de alguma forma ao significado latino de “frater”, irmão. Além dos laços de parentesco e afeto familiar, representa também o afeto, a solidariedade e a união entre pessoas que não se conheçam, o amor ao próximo. Assim como é, igualmente, a convivência equilibrada e agradável entre várias pessoas, ou a harmonia entre as pessoas da mesma comunidade e que lutam por um mesmo ideal.

A Maçonaria tem entre seus princípios “a liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, sejam eles instituições, raças, nações; a igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos sem distinguir a religião, a raça ou nacionalidade; a fraternidade de todos os homens, já que somos todos filhos do mesmo Criador e, portanto, humanos.” Em uma palavra, Irmãos. E, como consequência disso, está o princípio da fraternidade entre as nações.

O respeito e os direitos dos indivíduos e da sociedade representam o dever do Maçom. “Porém, não basta respeitar a propriedade apenas, mas, também, proteger e servir aos nossos semelhantes. A Maçonaria resume o dever do homem assim: ‘Respeito a Deus, amor ao próximo e dedicação à família’. Em verdade, essa é a maior síntese da fraternidade universal.” A Maçonaria “não considera possível o progresso senão na base de respeito à personalidade, à justiça social e à mais estreita solidariedade entre os homens.”

Este é o sentido do ideal iluminista ‘Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Somos todos irmãos, e como tal devemos sempre nos comportar e agir.

Com base em informações de dicio.com.br; gob-pr.org.br; languages.oup.com; michaelis.uol.com.br; significados.com.br; todamateria.com.br.

Responsável: Loja Maçônica Perseverança – Paranaguá – PR ([email protected])