Connect with us

Maçonaria

O Líbano e a Maçonaria

Este país que sofreu muito com guerras e que é o único que abriga 18 Religiões diferentes

Publicado

em

Neste mês ocorreu a explosão que praticamente destruiu o Porto de Beirute capital do Líbano, este país que sofreu muito com guerras e que é o único que abriga 18 Religiões diferentes, mas a Maçonaria teria se iniciado nos primórdios neste exuberante país, não se sabe ao certo qual é a  origem da maçonaria; muitos historiadores querem localizá-la há milhares de anos, nos tempos pré-bíblicos, existindo muitas informações e também lendas a este respeito, algumas dignas de fé, outras nem tanto

A criação de uma Maçonaria no Monte Líbano começou a apresentar-se no momento da afirmação do nacionalismo no Império Otomano. A comunidade cristã local experimentou períodos de opressão sob a liderança de líderes muçulmanos. Desde o início de 1800, e por várias décadas, os otomanos permitiu o estabelecimento de clã drusos, curdos e sunitas, sob a proteção do Império Otomano imperial. 

Sabe-se, de acordo com o estudo, que Hiram Abiff nasceu na cidade de Tiro no Líbano, o nome Hiram Abiff é um destes nossos símbolos, cujos feitos tornaram-se uma lenda (transmissão de eventos históricos por via oral), como está registrado na Bíblia Sagrada , ou seja, sua ligação com a construção do Templo de Salomão e a sua morte em condições trágicas.

A primeira Loja Maçônica erguida no Líbano foi aberta pela Grande Loja da Escócia em 1861 e recebeu o nome de Palestina Lodge No. 415. Esta hospedaria estava operando em Beirute, mas depois tornou-se adormecida em 1895. Quatro outros Lojas foram abertas no Líbano antes da Primeira Guerra Mundial. O Grande Oriente da França abriu uma Loja em 1869, trabalhando em árabe . Duas outras Lojas abriram, mas nenhuma sobreviveu à Primeira Guerra Mundial .

Outras novas Lojas formadas antes da Primeira Guerra Mundial eram um alojamento em Beirute sob o Otomano Grande Loja (mais tarde a Grande Loja da Turquia ), e um chalé sob a Grande Loja Nacional do Egito, erguida sobre 1914. Uma série de outros egípcio-garantido foram abertas depois, e após a Primeira Guerra Mundial estas eram formadas em um distrito Grande Loja. Até o final da Segunda Guerra Mundial, essas lojas foram extintas, fundidas, ou tinha mudado autoridade jurisdicional.

O Líbano é conhecido como berço da Maçonaria, mas isso requer um estudo mais minucioso para ser provado, porém, sabe-se que lá iniciou-se o transporte da madeira usada para a construção do Templo de Salomão. Madeira conhecida como CEDRO DO LÍBANO.

YASSIN TAHA

Dep.Federal GOB