Connect with us

Maçonaria

DIA DO MAÇOM

Hoje a sociedade passa por grandes transformações e o advento da Internet

Publicado

em

Hoje a sociedade passa por grandes transformações e o advento da Internet faz com que se criem instâncias informais e totalmente horizontalizadas de aprendizado. Este uso exacerbado da Internet talvez nos leve para o declínio crescente dos nossos valores, pois se escreve sem regras, se julga sem regras e se condena ou absolve sem reflexão, ao sabor do momento e da primeira impressão, daquilo que nos chega a cada segundo às nossas mãos.

A Maçonaria é a herdeira de todas as Ordens Iniciáticas que existiram ao longo da civilização humana, é a fiel depositária dos valores humanos e sociais que precisam ser preservados. Apenas com o cumprimento absoluto das nossas Leis e das nossas tradições de debater apenas em Lojas abertas, será possível superar a grande transformação que ocorre hoje na sociedade e manter a referência civilizatória para as sociedades futuras.

Neste momento falaremos sobre o dia do Maçom, que em uma sessão conjunta ocorrida das lojas: COMERCIO E ARTES e UNIÃO E TRANQUILIDADE, ambas localizadas na cidade do Rio de Janeiro, o maçom Joaquim Gonçalves Ledo, proferiu um eloquente discurso em prol da independência do Brasil, sendo aprovado por unanimidade. E, isso teria acontecido no dia 20 DE AGOSTO DE 1822. Digo isto porque há controvérsia a respeito DA DATA QUE QUE OCORREU A SESSÃO. Todavia, a data do dia do maçom, já de longo tempo é comemorada no DIA 20 DE AGOSTO.

A decisão tomada, a partir do conteúdo do discurso chegou ao conhecimento de Dom Pedro I, acrescido de outras manifestações, por exemplo, a que exigia o seu regresso o mais breve possível para Portugal. Fez com que o D. Pedro I (já na condição de irmão) soltasse a voz, e em alto brado, gritou: “Independência ou Morte”, as margens do riacho Ipiranga, em São Paulo-SP, no dia 07 de setembro de 1822.
Daí ser Dia 20 de agosto, uma data marcante para os maçons, um símbolo da luta maçônica em favor do povo brasileiro, em face disso foi escolhida para homenagear os maçons.

O dia Internacional do Maçom foi promulgado dia 22 de Fevereiro após uma reunião Anual dos Grãos-Mestres das Grandes Lojas da América do Norte (Canadá, México e Estados Unidos) realizada nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro do ano de 1994, quando o Grão-Mestre da Grande Loja Regular de Portugal, Irmão Fernando Paes Coelho Teixeira, sugeriu que no dia 22 de fevereiro fosse comemorado o Dia Internacional do Maçom em homenagem à data de nascimento de George Washington.

Portanto diferentemente da comemoração aqui no Brasil.

Yassin Taha

Dep.Federal GOB