Maçonaria

Falsos Maçons (1)

Frequentemente temos alertado para a existência de pessoas de má índole que se aproveitam da natural curiosidade e desinformação geral em torno da Ordem Maçônica

Frequentemente temos alertado para a existência de pessoas de má índole que se aproveitam da natural curiosidade e desinformação geral em torno da Ordem Maçônica. São golpistas que, com inverdades e fraudes, buscam lucrar financeiramente, abusando da boa-fé e frequente ingenuidade de pessoas legitimamente interessadas em participar da Maçonaria e de sua obra embasada na edificação moral do homem e da sociedade. 

Desta forma, os verdadeiros Maçons sentem-se na obrigação de, sempre que possível, divulgar o máximo possível de informações sobre a Maçonaria, na esperança de que o devido esclarecimento torne cada vez mais difícil a ação desses aproveitadores mal-intencionados. Por isso, trazemos novamente aqui explicações que visam ajudar o público em geral a bem discernir a verdade entre tantas mentiras quando o assunto é “ser Maçom”. 

A principal informação a ser considerada é que a única forma de ingressar na Maçonaria legítima é ser indicado, ou convidado, por um Maçom integrante de uma Potência Regular. No Paraná, temos somente três potências maçônicas regulares: Grande Oriente do Brasil – Paraná – GOB-PR (com 141 Lojas, inclusive a Perseverança de Paranaguá); a Grande Loja Maçônica do Estado do Paraná – GLP (com 177 Lojas) e o Grande Oriente do Paraná – GOP (com 162 Lojas), presentes na maioria dos municípios do Estado. 

“Loja” é uma denominação com origem no termo inglês “lodge”, com o significado de “alojamento” ou “hospedagem”, sendo portanto nada mais que o local onde os Maçons se reúnem, nada tendo a ver com o termo popularmente associado ao comércio.

Referidas Potências Regulares se uniram para criar o site “Maçonaria do Paraná” (maconariadoparana.org.br), com informações preciosas para quem deseja conhecer melhor a Ordem. O GOB-PR, por sua vez, também mantém em seu site um conteúdo esclarecedor sob o título “Como me tronar Maçom” (gob-pr.org.br/conteudo/como-me-tornar-macom/1869).

Ainda, julgamos interessante reproduzir aqui o conteúdo de uma postagem que está circulando nas redes sociais sob o título “Cuidado com a maçonaria marginal”, e que indica com propriedade “as 10 ações mais comuns desses grupos de falsos maçons”, à quais acrescentamos alguns comentários, a saber:

“Convite para ser maçom de alguém desconhecido de você.” A indicação de um novo candidato é um ato de elevada responsabilidade para o verdadeiro Maçom, que antes de mais nada irá se assegurar de que o indicado reúne todos os requisitos necessários. Por isso, não cogitamos convidar desconhecidos. 

“Proposta de Iniciação ofertada pela internet”; e “Grupo de WhatsApp para melhor conhecê-lo.” Toda Iniciação maçônica é precedida de muita conversa, pessoalmente, com o eventual candidato, e nada é feito à revelia de sua família. O convite, e todas as providências prévias à eventual confirmação de que haverá uma Iniciação, são sempre feitos pessoalmente, acompanhados de rigorosa apreciação de diversos quesitos. 

Na próxima semana seguiremos com os esclarecimentos. 

Com base em informações dos sites gob-pr.org.br e maconariadoparana.org.br, e em publicação que circula nas redes sociais. 

Responsável: Loja Maçônica Perseverança – Paranaguá – PR ([email protected]

Falsos Maçons (1)

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Falsos Maçons (1)

Loja Maçônica Perseverança

Loja Maçônica Perseverança n.º 159 de Paranaguá, precursora da Maçonaria no Paraná, federada ao Grande Oriente do Brasil (GOB) e jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil- Paraná (GOB-PR)