conecte-se conosco

Maçonaria

Educação (1)

a Maçonaria é uma instituição de ensino que mescla aspectos de educação formal (guiada por um currículo regular e que outorga ao aluno uma credencial reconhecida), não-formal (mais flexível, com a transmissão de conhecimento e experiências pelos mais graduados aos “alunos”), e também informal (em que o conhecimento se adquire por meio de amigos, de livros, da internet, de músicas, etc.)

Publicado

em

A MAÇONARIA E A IGREJA

Em nossas exposições semanais neste espaço buscamos apresentar assuntos de interesse permanente para o Maçom, visando promover uma melhor compreensão pela Sociedade a respeito de nossa Instituição, e assim enfrentar e desmistificar muitas fantasias, e também muitas fraudes, que infelizmente existem e acabam denegrindo, de forma muito injusta, a verdadeira Maçonaria e seus integrantes.

Buscamos evidenciar ao público que, primeiro, a Maçonaria não é o que em geral dizem que ela é, coisas tais como “detentora de conhecimentos secretos”, “praticante de rituais mágicos”, “pactuante com o mal”, “dona do poder e da riqueza material”, e tantas outras fantasias, ou mitos, que há séculos têm sido criados e propagados por má-fé e/ou ignorância. São muitas as razões históricas para esses mitos, e eventualmente elas serão abordadas aqui no futuro. 

A Maçonaria é uma instituição alicerçada nos princípios da liberdade, da igualdade e da fraternidade, que tem e mantém a sua essência na filosofia, na filantropia, na educação e no progresso, para aperfeiçoar cada indivíduo Maçom de tal forma que este, por suas boas ações e exemplos, somados aos de seus pares fraternos, também possa contribuir para o grande ideal de aperfeiçoar a Humanidade.

Seus métodos e conteúdos, com símbolos e alegorias, destinam-se a capacitar cada integrante da Ordem a constantemente investigar a verdade, a examinar a moral e a praticar virtudes, diante da consciência de que o aperfeiçoamento humano, a verdade definitiva, é sempre uma obra inacabada. Para tanto, a Maçonaria não opõe nenhum obstáculo ao esforço humano em busca da verdade, sendo o único limite para essa tarefa a razão com base na ciência.

Pode-se assim concluir que, para atingir seus nobres objetivos, a Maçonaria é uma instituição de ensino que mescla aspectos de educação formal (guiada por um currículo regular e que outorga ao aluno uma credencial reconhecida), não-formal (mais flexível, com a transmissão de conhecimento e experiências pelos mais graduados aos “alunos”), e também informal (em que o conhecimento se adquire por meio de amigos, de livros, da internet, de músicas, etc.). Enquadra-se o ensino maçônico na definição de “educação” como conjunto de métodos próprios para instruir e formar o indivíduo, meio de uma geração transmitir para a seguinte conhecimento, hábitos, costumes e valores. 

Desta forma, educado que é, o homem Maçom capacita-se a agir para ajudar a construir uma Sociedade melhor para todos, tijolo por tijolo. No Brasil, especialmente, exercerá seu papel de cidadão ao cumprir o que determina a Constituição Federal, quanto a ser a Educação “direito de todos e dever do Estado e da família”, que deverá ser “promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Voltaremos ao assunto na próxima edição, mas não sem antes ilustrar o que estamos afirmando com um exemplo prático e bastante próximo. Na Loja Maçônica Perseverança, de Paranaguá, Loja-mãe da Maçonaria no Paraná e uma das mais antigas do Brasil em atividade ininterrupta, seus integrantes têm feito ao longo de 158 anos parte ativa do desenvolvimento social e cultural da Cidade, no mais das vezes de forma discreta, como deve ser. Mas, onde o bem é feito por um Maçom, é toda a Maçonaria que está agindo.

Atualmente, entre outras iniciativas sociais da Loja Perseverança, através dos Maçons que a compõem, destaca-se o projeto “Perseverando na Educação”, que oferece bolsas de estudo no Instituto Superior do Litoral do Paraná – Isulpar para alunos da rede pública de ensino, em situação de vulnerabilidade social. O projeto conta com alunos na graduação superior que já contribuem com seu conhecimento e trabalho para uma Sociedade melhor. E para 2022, as bolsas dos estudantes foram renovadas integralmente e promoverão acesso à Educação de qualidade para três alunos no curso de Direito e um no curso de Administração.

Com base em informações de GOB-PR, Loja Perseverança, michaelis.uol.com.br, wikipedia.org.

Responsável: Loja Maçônica Perseverança – Paranaguá – PR ([email protected])

Continuar lendo
Publicidade