conecte-se conosco

Maçonaria

DEUS–Grande Arquiteto do Universo

No princípio, Deus criou o céu e a terra. A terra, porém, estava informe e vazia, e as trevas cobriam as faces do abismo; E o Espírito de Deus movia-se sobre as águas”. Gênesis, 1; 2,3.

Publicado

em

DEUS–Grande Arquiteto do Universo

No princípio, Deus criou o céu e a terra. A terra, porém, estava informe e vazia, e as trevas cobriam as faces do abismo; E o Espírito de Deus movia-se sobre as águas”. Gênesis, 1; 2,3.

A ideia da existência de Deus é um conceito universal, apriorístico e fundamental que a mente humana precisou desenvolver para justificar a sua própria existência. Sem este conceito o homem seria um sermeio, sem perspectiva de origem e finalidade, guiado unicamente pelas leis do próprio sentido. Se assim fosse, ficaria perdido por meio do niilismo de uma existência sem propósito, que só se justificaria pelo nível de prazer que conseguisse obter em cada ação que realizasse

A VISÃO MAÇÔNICA DO CONCEITO

Em analogia ao conceito bíblico de criação, poderíamos dizer que o Big Bang dos cientistas equivale ao momento em que Deus “separou a luz das trevas”, ou seja, o momento em que o Grande Arquiteto do Universo “pensou” o universo, na tradição maçônica. Esta é a base da formidável arquitetura universal que a inteligência dos sábios rabinos de Israel concebeu e que a sensibilidade dos espíritos que não se contentam em viver no estreito território que a linguagem lógica nos obriga a permanecer, adotou. Entre estes estão os maçons espiritualistas, que veem na sua Arte muito mais do uma mera prática social, derivada de uma tradição que incorpora ideias de mística concepção. O conceito de que Deus é o Grande Arquiteto do Universo tem sido empregado em muitos sistemas de pensamento e o cristianismo místico o tem adotado em várias das suas manifestações.

Ilustrações de Deus como o arquiteto do universo podem ser encontradas nas nossas Bíblias desde os primeiros séculos da Idade Média e tem sido regularmente empregue pelos doutrinadores cristãos de todas as tendências. São Tomás de Aquino, um dos mais respeitados filósofos da Igreja Católica, sustentou a existência de um Grande Arquiteto do Universo, que seria a Primeira Causa de todas as coisas. Por seu turno, João Calvino, um dos mais influentes divulgadores da Reforma Protestante, também se refere a Deus como sendo o Arquiteto do Universo, pois o seu trabalho de construção do universo material, o cosmo, e do universo espiritual (a humanidade na sua história moral) assemelha-se à construção de um grande edifício.

Na Maçonaria, o termo Grande Arquiteto do Universo é uma metáfora que, na sua origem, foi inspirada em tradições cultivadas pelos antigos construtores medievais. Era um termo aplicado À divindade pelos maçons operativos, construtores de catedrais e grandes obras públicas, que viam em Deus o autor dos planos estruturais do edifício cósmico e por analogia, da humanidade. Nesse sentido, o mundo físico e o mundo espiritual eram construídos a partir de uma estratégia desenvolvida por Deus, que como se fosse um arquiteto, pensava os planos do universo e os seus mestres (os anjos) e os pedreiros (os homens) construíam-no.

Finalizando, a ideia aqui, é a de que fomos postos na terra por  Deus como sua maior Criação construindo alguma coisa que Ele arquitetou. Esta é uma visão que encontra paralelo na chamada filosofia estruturalista, que vê o mundo sendo construído em etapas, disposto em estruturas que sustentam umas às outras, obedecendo a uma ordem lógica e perfeitamente planeada, como se fosse um plano urdido por uma Mente universal. É neste plano que os maçons se inserem como pedreiros da obra universal e é por isso que o chamam de “O Grande Arquiteto do Universo”.

Yassin Taha

Dep Federal GOB

Leia também: O COMPORTAMENTO DE UM MAÇOM

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress