Essa semana a coluna discorrerá acerca da filiação do ex-procurador federal, Deltan Dallagnol, no PODEMOS, ato que se realizará na data de 10 de dezembro de 2021, em Curitiba.
Deltan Dallagnol é formado em Direito na Universidade Federal do Paraná (UFPR), especializado em Direito Penal e Processual Penal com ênfase no combate de crimes financeiros, além de ser Mestre em Direito em Harvard.
Coleciona prêmios como: o título hors concours, na categoria de Combate à Corrupção no IV Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal (MPF); Prêmio Anticorrupção da Transparência Internacional; Special Achievement Award (Prêmio por Realização Especial) da International Association of Prosecutors, em Johanesburgo, autor da proposta, “ 10 medidas contra a corrupção”.
Por dezoito anos (2003-2021), atuou como procurador da República no Ministério Público Federal, sendo que dos dezoito anos de atuação, seis anos trabalhou na maior operação do Brasil, a Lava Jato, prestando seu exímio serviço à República brasileira.
Como chefe da força-tarefa Lava-jato, foi um dos responsáveis pelo alcance e prisões de figuras políticas do grande escalão, como caracterizou o movimento lavajatista, que, infelizmente, por meio do Supremo Tribunal Federal (STF), veio anular algumas sentenças condenatórias, mas isso não quer dizer, que houve absolvição, mas sim que o processo retoma de um certo ponto, para ter nova decisão.
Desta forma, com a filiação de Deltan ao PODEMOS, teremos a esperança em um país que luta pela luta anticorrupção aliado aos fortes nomes de: Sergio Moro, Álvaro Dias, Flávio Arns, Oriovisto Guimarães.
Que Deus abençoe grandemente esse projeto para que possamos reconstruir a Nação.
Brasil, 10 de dezembro de 2021, 615 mil mortes por COVID-19, e 13,9 milhões de desempregados.
Por Paulo Henrique de Oliveira
Com a contribuição da Advogada Lívia Moura
Paulo Henrique de Oliveira é mestrando em administração pública, pós-graduado em direito administrativo, com MBA em gestão pública, extensões em ciências políticas, direito eleitoral e ciências sociais, e graduações nas áreas de administração de empresas, gestão de negócios, ciências políticas, e direito. É o Executivo do Podemos no Estado do Paraná, Ex Secretário de Saúde de Paranaguá, e atual Secretário de Saúde de Matinhos.