conecte-se conosco

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

Teatro Rachel Costa

Publicado

em

Sucessão no IHGP

Dando continuidade aos nossos textos sobre a história do teatro na cidade de Paranaguá, na coluna desta semana, damos enfoque ao Teatro Municipal Rachel Costa. O teatro funciona no belíssimo prédio, situado na rua Quinze de novembro, no centro histórico de Paranaguá. O prédio, em si, possui uma rica história para ser contada. Antes de ser teatro, era uma residência familiar. A casa imponente foi construída com pedras retiradas da antiga Igreja do Bom Jesus dos Perdões. Por muitos anos, foi a residência do renomado comerciante Alberto Veiga, cuja família e descendentes residiram nessa casa, até meados da década de 1970. Posteriormente, o imóvel foi adquirido pela Prefeitura Municipal de Paranaguá. Após uma longa reforma e adequação do espaço, a prefeitura inaugurou, no ano de 2012, o Teatro Municipal Rachel Costa.

O teatro homenageia a pianista e professora Rachel de Souza Pereira da Costa. (1926-2005). De acordo com a biografia escrita pela professora Maria Helena Mendes Nízio, Rachel Costa foi uma grande pianista, uma pessoa alegre, carismática e querida por todos na cidade. Rachel nasceu em Paranaguá, onde estudou piano, sendo aluna da professora Maria José dos Santos Alves, conhecida popularmente como Dona Zezita. Além da formação em piano, Rachel cursou Pedagogia na Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Paranaguá. Atuou, por muitos anos, como inspetora no setor de Educação. Rachel é lembrada pela sua intensa dedicação às artes, organizou vários orfeões, festivais e eventos artísticos. Pela sua grande atuação, Rachel Costa incentivou e inspirou diversas gerações de pianistas e musicistas, entre elas, a professora Maria Helena Mendes Nízio. 

O teatro Rachel Costa, fazendo jus à homenageada, hoje é um espaço de referência, onde ocorrem apresentações de companhias e artistas oriundos de todo o Brasil.

Priscila Onório Figueira

Historiadora

Agradecimentos especiais à professora e amiga Maria Helena Mendes Nízio.

Bibliografia utilizada

Nízio, Maria Helena Mendes. Biografia de Rachel Costa.

O teatro transformou a cultura Parnanguara. In: Folha do Litoral News. 29 de julho de 2017. Disponível em: https://folhadolitoral.com.br/aniversario-de-paranagua/o-teatro-transformou-a-cultura-parnanguara

Continuar lendo
Publicidade