conecte-se conosco

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

PARABÉNS GUARAQUEÇABA!

Publicado

em

PARABÉNS GUARAQUEÇABA!

É março e cantamos: “Guaraqueçaba gentil engraçada […]”. Alunos pesquisam a “Terra dos Guarás” e insistem aos familiares para contar alguma história da “Terra do Bom Jesus”; era assim em meu tempo, hoje a internet dá todas as respostas. 

Mesmo os que não precisam das notas escolares se encontram em bares, praças e pelas redes sociais, compartilham histórias e fotos de Guaraqueçaba, orgulhosos da “cidade mais antiga”, desencadeiam acaloradas discussões presenciais ou virtuais em torno do “fato ou boato”?

Com o slogan “Cidade Berço do Paraná” Guaraqueçaba parece referendar; Paranaguá também enfatiza o seu título: “Cidade Mãe do Paraná”.

O Pai da História do Paraná Antônio Vieira dos Santos (1784-1854) nos anais afirma que no século XVI os degredados portugueses em Cananéia “se animaram e embarcaram em canoas, entraram barra adentro, nas formozas baías de Paranaguá”, não sem antes passar por Ararapira e Superagui.

Em 1549 (e não 1545), o alemão Hans Staden (1525-1576) fundeando em Superagui, encontra portugueses habitando-a, certamente descendentes daqueles “Povos de Cananéia”. É o PRIMEIRO REGISTRO do Paraná português. A região pertence hoje a Guaraqueçaba, mas na época à Capitania de Paranaguá. 

Mais tarde os portugueses ocupam a Ilha da Cotinga e em 29 de julho de 1648 fundam no continente a Vila de Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá, que se torna cidade em 1842, antes mesmo da criação da Província do Paraná (1853).

Com povoações às margens dos seus rios e a igreja do Bom Jesus construída (1838), Guaraqueçaba é elevada à Freguesia (1854) e à categoria de Cidade apenas em 11 de março de 1880. Anos depois perde essa autonomia, recuperando-a definitivamente em 1947.

Neste 2021 celebramos 141º anos da criação do Município e pode-se dizer, 472º (não 476) do primeiro registro, em Superagui.

“Cidade Mãe do Paraná”? “Cidade Berço do Paraná”? 1545? 1549? Fato é que nesse 11 DE MARÇO comemoramos a “Terra Querida Que Nos Viu Nascer”. Parabéns à “Vovozinha do Paraná” e Viva Guaraqueçaba.


     Profº. José Muniz.
Historiador – Sócio do IHGP

Leia também: Dia 8 de março

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress