conecte-se conosco

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

OS SÍMBOLOS MUNICIPAIS DE PARANAGUÁ

Publicado

em

O HINO MUNICIPAL DE PARANAGUÁ

 O Dr. Caetano Munhoz da Rocha, em 9/4/1910, adquiriu o Palácio Visconde de Nácar para nele instalar o paço municipal, e solicitou à Câmara uma lei especial que adotasse um hino para o nosso município e estabelecesse os distintivos de sua bandeira e seu escudo.

A Câmara Municipal em 25/7/1910, decretou e o prefeito sancionou a lei
adotando como hino do município, a composição do maestro João Gomes
Raposo, baseado na poesia do capitão Domingos Virgílio do Nascimento. O Hino
foi cantado oficialmente pela primeira vez em sessão comemorativa do 262°
aniversário da fundação do município, aos 29/7/1910.

A BANDEIRA DO MUNICÍPIO

A Bandeira do Município tem a forma de uma cruz, composta por
retângulos iguais em verde, tendo uma cruz de Cristo em vermelho, ao fundo, constituídos por outras faixas amarelas que surgem de um losango branco
central, onde está localizado o brasão

O BRASÃO, ao centro, representa o governo Municipal (executivo e legislativo), e o losango representa a própria cidade sede do município. Os quartéis simbolizam as propriedades rurais, e as faixas, a irradiação do poder municipal a todos os quadrantes do território. O Verde, vitória, honra, cortesia, civilidade e alegria. A Prata, amizade, equidade, paz, trabalho, inocência e pureza. O Azul, justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade. E o Vermelho: coragem,audácia e valentia.

O BRASÃO DE ARMAS DE PARANAGUÁ

O escudo sanifico, usado para representar o Brasão de Armas de Paranaguá, foi o primeiro estilo de escudo introduzido em Portugal, por influência francesa, mostra aqui. a raça latina colonizadora, formadora da nação brasileira.

A coroa é o símbolo universal dos brasões do domínio, classifica a cidade que representa a 2.ª grandeza, ou seja, sede da Comarca. O mar, a caravela e a cruz são um chamado ao passado, para lembrar a época de colonização.

O Escudo é formado pela coroa com oito torres de prata, um campo verde com uma caravela navegando sobre as ondas de prata na cor preta, ostentando nas velas a Cruz de Cristo, em vermelho e uma faixa em azul com o perfil de uma ilha, um sol nascente em ouro. Como suporte temos à esquerda uma haste de cana, e à direita um galho de café entrecruzados na ponta, sobre os quais está uma faixa em vermelho, contendo em letras de prata o nome ” Paranaguá” contornados pela data de ” 29/7/1648″.

Ref: Freitas, Waldomiro Ferreira de História de Paranaguá: das origens à atualidade. Paranaguá, IHGP, 1999.

Em alta