conecte-se conosco

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

Estação Ferroviária

Publicado

em

No próximo dia 5 de junho, a Estação Ferroviária de Paranaguá completará 3 anos de sua reinauguração. Foram investidos R$ 2,2 milhões de reais com recursos oriundos do governo federal e contribuição do município de Paranaguá. Logo em seguida a sua inauguração, o mundo enfrenta a pandemia do Coronavírus. Nesse contexto, o famoso prédio da Estação foi utilizado como ponto de vacinação contra a covid-19 e a avenida foi palco da caravana da vida. Na estação, 85% da população foi vacinada sob a vista desta obra recém-inaugurada. A Estação também foi palco de grandes eventos como o carnaval, a festa de aniversário da cidade, entre outros festejos. 

Antes de tudo isso, a Estação Ferroviária tem muito a nos contar e revelar sobre a história e o desenvolvimento do porto de Paranaguá. Em 5 de junho de 1880, o Imperador Dom Pedro II assentou a pedra fundamental da construção da estrada de ferro entre Paranaguá e Curitiba. Naquele momento, dava-se também início à edificação da primeira Estação Ferroviária de Paranaguá, construída três anos depois. Em 17 de novembro de 1883, dia de Nossa Senhora do Rocio, foram inaugurados os primeiros trechos da estrada, unindo Paranaguá a Morretes, e a estação de passageiros e cargas (Espirais do tempo, 2006, p.329). A inauguração oficial da ferrovia ocorreu em 4 de fevereiro de 1885. A história da construção da ferrovia Paranaguá-Curitiba também revela sobre a força econômica que o porto de Paranaguá tinha e a necessidade de se construir uma linha férrea para transportar as mercadorias importadas e exportadas através do porto de Paranaguá. Mostra também que a nossa cidade já era vista com todo o seu poderio econômico, respeitada e tendo a presença do Imperador durante o lançamento da pedra fundamental, em 1880, e, posteriormente, em 1885, de sua filha, a Princesa Isabel, na inauguração da ferrovia. 

Atualmente, a Estação Ferroviária de Paranaguá está entre os principais pontos turísticos da cidade.  Sua construção é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (IPHAN) como Patrimônio Cultural Ferroviário (lei 11.483/07).

Leandro Mendes

Secretário IHGP- Biênio 2023-2024

Bibliografia consultada 

Site da Prefeitura Municipal de Paranaguá

Leandro Luiz dos Santos e Diego Antonelli. A primeira ferrovia caderno especial parte 2. In: Gazeta do povo. Disponível em: https://especiais.gazetadopovo.com.br/ferrovia-130-anos/a-primeira-ferrovia/

A revitalização da estação ferroviária de Paranaguá é inaugurada. Folha do Litoral News, publicada em 05 de junho de 2020. Disponível em: https://folhadolitoral.com.br/editorias/infraestrutura/revitalizacao-da-estacao-ferroviaria-de-paranagua-e-inaugurada/

Espirais do tempo: bens tombados do Paraná / Cyro Illídio Corrêa de Oliveira Lyra textos; Rosina Coeli Alice Parchen, José La Pastina Filho consultoria de dados históricos, revisão final; Larissa Aparecida Brotto tradução e revisão, espanhol. – Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura, 2006.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress