Connect with us

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

Aniversário do IHGP – 89 anos de história

O IHGP vem construindo uma linda história que reflete anos de esforço e de trabalho de todas as pessoas que passaram pela instituição

Publicado

em

laranjas

Em 26 de setembro de 1931, um grupo, formado pelos intelectuais e ilustres cidadãos: Joaquim Neves, Zenon Pereira Leite, Hugo Correia, Manoel Viana, Vicente Nascimento Junior, Bernardino Netto e João Salvador dos Santos, se reuniu às 8 horas, na sala da Associação Comercial. O objetivo da reunião era fundar uma sociedade de estudos para o cultivo das ciências da História e da Geografia em si e, nas suas relações com outros ramos do saber. Nascia, sob o desejo coletivo daqueles indivíduos, o Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá – IHGP. Desde então, o IHGP vem construindo uma linda história que reflete anos de esforço e de trabalho de todas as pessoas que passaram pela instituição. No ano de 1963, o IHGP conseguiu se instalar na sua sede atual, prédio que é mantido com a colaboração de seus membros e da comunidade. Na sede criou uma biblioteca com um rico acervo e um gabinete de curiosidades, nosso pequeno museu, que guarda objetos da cultura material da cidade.

Em 2020, o Instituto teve que se adaptar à pandemia. Então foi iniciado o atendimento remoto, cujo objetivo era continuar a atender estudantes, pesquisadores, professores e a comunidade em geral. De março até setembro deste ano, foram atendidas cerca de 80 pessoas de distintos municípios do Estado do Paraná e de São Paulo. Trabalhamos bastante na página virtual do Facebook, hoje com mais de 8 mil seguidores. Além disso, continuamos lutando pela preservação e manutenção do acervo. Este ano, particularmente, foi difícil, pois a sede do IHGP sofreu uma invasão e, na ocasião, vários objetos do acervo foram furtados. No entanto, apesar das dificuldades, a instituição encontrou forças no apoio de milhares de pessoas, amigos e amigas que sempre apoiam o IHGP; sócios e diretores que trabalham voluntariamente para manter vivo o nosso objetivo; por professores, estudantes, instituições e universidades parceiras que ajudam a divulgar o nosso trabalho. Todas estas pessoas formam o que hoje é o IHGP, uma instituição que presta atendimento gratuito e continua a lutar pela preservação e divulgação do conhecimento. Neste dia 26 de setembro, o IHGP completa 89 anos. O presidente da instituição, Diogo Rodrigues Alves, enaltece a importância do Instituto para a comunidade do litoral e informa que diferentemente dos outros anos, não será programada uma reunião festiva com a presença dos seus diretores, associados e demais convidados da cidade e do Estado, isso se deve ao decreto municipal, que define protocolos de segurança para comunidade, no período da pandemia da Covid-19.

Fonte: Livro de atas do IHGP 1931-1934

Almir Silvério da Silva- Diretor do Museu da Imagem e do Som biênio 2019-2020

Priscila Onório Figueira- Diretora de Artes Plásticas biênio 2019-2020