Connect with us

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

O Gabinete de Curiosidades do Instituto Histórico e Geográfico

Desde sua fundação, em 26 de setembro de 1931, houve a aspiração da Diretoria do IHGP em instalar um museu

Publicado

em

Desde sua fundação, em 26 de setembro de 1931, houve a aspiração da Diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá – IHGP em instalar um museu, reunindo objetos, documentos e livros que não só ilustrassem, mas documenta a história da cidade e sua cultura, para subsídio de épocas futuras.

Assim, com esse intuito, membros do IHGP e autoridades da cidade, inclusive o Governador do Estado Bento Munhoz da Rocha Neto, reuniram-se no “Clube Literário” no dia 5 de dezembro de 1953.

O Dr. Joaquim Tramujas, Presidente do IHGP, abriu a sessão e convidou o Governador para a presidir, compuseram a mesa também, o Dr. Roque Vernalha, Prefeito Municipal; Eugênio José de Souza, Secretário da Fazenda; José Loureiro Fernandes, Diretor do Museu Paranaense; Nilson Neves, Presidente do “Clube Literário”, e os diretores Dr. Genaro Régis, Vice Presidente, Vicente Nascimento Júnior, a Secretária, Suli Vilarinho e o Professor Manoel Viana, Tesoureiro.

Aprovada a ideia de se instalar o museu, foi escolhida Diretoria organizadora provisória: Presidente nato, o Prefeito Municipal de Paranaguá, Dr. Roque Vernalha. Membros: Dr. Joaquim Tramujas, João Eugênio Cominese, Sr. Nilson Pereira Neves, Dr. Genaro Régis Pereira da Costa, Dr. Anibal Ribeiro Filho, Dr. Dìdio Augusto de Camargo Viana e o escritor Vicente Nascimento Júnior.

O Professor Manoel Viana realizou, então, uma campanha na cidade, angariando, por doações, inúmeros objetos para o primeiro acervo.  Das famílias antigas vieram móveis e alfaias, tudo lá respirando o carinho e o respeito que uma cidade decente tem por si mesma e pela sua gente. Há coisas lindas curiosas, um pequeno museu que prende a atenção do visitante.

Embora denominado “Museu Anibal Ribeiro”, pelas suas características estrutural e técnica, não preenche os requisitos de um museu, por isso, é conhecido como “Gabinete de Curiosidades”.

Independente disto, Paranaguá teve, enfim, o seu museu com informações da cidade, um museu como tantas outras cidades do Brasil deveriam ter e até hoje não têm.

Almir Silvério da Silva

Diretor do MIS – IHGP

Fonte:

CLUB LITTERARIO” DE PARANAGUÁ 1872 — 1972 – Um século de tradição, cultura e arte por Aníbal Ribeiro Filho