conecte-se conosco

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

ADEUS ANO VELHO, FELIZ ANO NOVO!

Feliz ano de 2022!

Publicado

em

Sucessão no IHGP

Feliz ano de 2022!

O ano de 2021, que tinha tudo para ser um ano desgastante devido à pandemia da COVID 19, tornou-se para nós, do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá – IHGP, um ano de muito trabalho, porém, com bons resultados. Mesmo com o coração abalado pela situação de muitas famílias, onde houve a perda de entes queridos e uma situação econômica complicada, continuamos a caminhada.

Apesar das dívidas existentes, conseguimos deixar tudo em dia em nível, municipal, estadual e federal, podendo, assim, requerer a tão sonhada Certidão de Utilidade Pública, a ser votada neste ano pela Câmara Municipal de Paranaguá.

Acreditando no potencial do IHGP, inscrevemos a instituição para receber verba da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, sob controle da Prefeitura Municipal de Paranaguá, Secretaria de Cultura e Turismo – SECULTUR. Por intermédio desse auxilio, pagamos impostos e contratamos serviços para restauro da parte elétrica, melhorando a iluminação interna e externa, visando a segurança do prédio e do acervo. 

Grupos de empresários investiram em nossa gestão, como por exemplo a empresa DACOM, do ramo de dedetização, que nos concedeu a higienização e descupinização total dos acervos bibliográfico e expositivo. Em solidariedade com a nossa luta, a Companhia Brasileira de Logística (C.B.L) brindou-nos com a doação de cadeiras giratórias, nossos Sócios com doação de mão de obra de solda e confecção da bandeira dos 90 anos, famílias doaram materiais para enriquecer o acervo do IHGP, tal como a família Algodoal e Broetto. Alguns, de forma voluntária, depositaram recursos na conta do IHGP, quantia que somada ao pagamento de anuidade dos Sócios e rifas realizadas, conseguimos quitar nossas dívidas. 

Fomos reconhecidos em live pela Prefeitura Municipal de Paranaguá (SECULTUR) e também recebemos uma honraria do Rotary Clube de Paranaguá Rocio pelos 90 anos do IHGP. Na Sede do IHGP comemoramos em setembro os seus 90 Anos de fundação, de maneira remota devido à pandemia, com mais de 8000 acessos, inclusive do Pará, fato este muito comentado na mídia local. Lembramos ainda que no aniversário de 90 Anos teve o lançamento do livro “Lagamar: aspecto pitoresco peculiar” com a presença do professor e organizador da obra, Dr. Roberto Pugliese.

No mês de dezembro, encerramos o ano de 2021 com o lançamento de dois livros, “Educação Escolar Quilombola estudos pioneiros no Paraná”, de autoria da prof. Dra. Edicelia Souza e do livro “Subsídios turísticos, históricos e educacionais para a construção de um roteiro afro-parnanguara”, com a presença dos escritores Mel e Candieiro, da Editora Humaitá de Curitiba.

Enfim, só temos a agradecer aos Sócios, aos integrantes da Diretoria e apoiadores pela colaboração, inclusive divulgando nosso IHGP no estado de São Paulo, como fez o nosso Sócio e Tesoureiro Antonio Ozorio Mendes da Silva. Conclamamos aos empresários da nossa região a investirem em cultura, pesquisas e divulgação da cultura do litoral paranaense. Com o apoio poderemos dizer: 2022 será muito melhor.

A todos o nosso humilde MUITO OBRIGADO e fiquem com Deus.

Luiz Cezar Rodrigues

Presidente – IHGP