Fabiano Montez

A dor é certa mas o sofrimento é uma escolha…

Nosso cérebro é incrível, ele trabalha para nos proteger quando estamos com dor

Nosso cérebro é incrível, ele trabalha para nos proteger quando estamos com dor. Quando estamos com dor, recuamos. Quando não temos ajuda, nós paramos na vida. Quanto mais dor sentimos, mais recuamos como um mecanismo de proteção. E muitas pessoas estão travadas! E me desculpe dizer, mas este não é o modelo de sucesso.

É como a história do elefante no circo. Desde pequenininho, o elefante estava preso em uma estaca. Ele tentava se livrar, mas não tinha forças e, apesar de todo esforço, não conseguia sair. Ele tentava, tentava e nada. O destino dele era ficar amarrado na estaca, balançando de lá para cá, esperando a hora de entrar no espetáculo. Depois voltava para a estaca.

Esse elefante cresceu e ficou enorme. E sabe por que ele não se soltou? Porque ele continuou acreditando na limitação daquela estaca. Ele poderia derrubar uma árvore, mas talvez só sairia de lá se acontecesse um incêndio, por exemplo. Ai sim, o medo do fogo faria com que aquele elefante adulto, quebrasse a corrente e fugisse.

Assim acontece conosco. Acreditamos que não podemos ser ou ter, porque quando éramos crianças ouvimos que não era possível. Sempre estamos limitados às estacas da vida, gravadas em nossas memórias e isso nos trava. Podemos dizer que o fogo para nós talvez seja a perda do emprego, uma doença, ou algo muito grave que nos tira da zona de conforto.

A única maneira de tentar de novo é enfrentar as barreiras e colocar muita coragem no coração. Não ter receio de arrebentar as correntes. Nós não podemos esperar o circo pegar fogo, precisamos seguir em frente e sem perder muito tempo sofrendo com as derrotas.

A dor nos faz evoluir. Se você não está sentindo dor, possivelmente não está evoluindo. Cada evolução, cada passo à frente, cada conquista vem com muita dor. E por medo dessa dor, muitas pessoas acabam parando na vida.

E uma coisa eu posso te falar, não há jornada sem obstáculos, cada obstáculo nos ensina e nos fortalece. Todo esse espaço de aprendizagem dói, dói por inúmeros motivos, e faz parte do que chamamos, “processo”. Passar pelo processo é necessário e forma mentalidades de fato vencedoras. Assim é a vida, talvez nada no nosso tempo, e sim, no tempo de Deus…

Desejo dias abençoados, e vamos juntos!

A dor é certa mas o sofrimento é uma escolha…

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.