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Fim de férias e a adaptação da rotina escolar

É início de ano letivo, o primeiro na vida escolar de muitas crianças. Um período de adaptação não só para os pequenos, mas também para muitos pais.

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É início de ano letivo, o primeiro na vida escolar de muitas crianças. Um período de adaptação não só para os pequenos, mas também para muitos pais.

A fase da Educação Infantil, primeira etapa da educação escolar, é uma fase cheia de desafios, expectativas e idealizações, aliado a todas as descobertas, permeiam também, sentimentos de medo e insegurança. Pensando neste contexto de adaptação escolar, pais e professores necessitam estreitar laços, estabelecer direta comunicação, e acima disso tudo, os pais devem confiar no trabalho didático oferecido pela instituição de ensino e é por este motivo que a escolha da escola faz toda a diferença. Conhecer a proposta pedagógica da escola que seu (sua) filho (a) irá frequentar, não só é um direito dos pais, como um dever.

Não é fácil aos pais de primeira viagem experimentar a separação dos seus filhos, mesmo que por algumas horas. No entanto, ela é necessária e de modo a confortar os corações aflitos, do ponto de vista emocional ela é bastante benéfica, pois a criança tende a experimentar sentimentos antes não vivenciados, promovendo o fortalecimento emocional e o desenvolvimento da sua autonomia.   

Nessa perspectiva, é preciso considerar a rotina como uma facilitadora do processo de adaptação. As crianças desde muito pequenas necessitam de organização espaço temporal, ou seja, estabelecer em casa tempo para acordar, para se alimentar e para os demais afazeres, possibilitam maior adequação da criança em ambiente escolar. A rotina deve começar ainda nas férias, a organização do tempo é muito importante para que ela consiga estabelecer horários, criar disciplina e não gerar ansiedades desnecessárias.

Toda criança anseia por limites, o planejamento das ações causa-lhe pertencimento aos acontecimentos diários da casa e da escola. As crianças respondem muito bem aos cumprimentos das regras quando estas fazem sentido para ela, portanto, a rotina deve ser apresentada e discutida com a criança. A valoração do aspecto afetivo nos processos adaptativos, seja em ambiente familiar ou escolar, é essencial. Respeitar a infância como um momento único e de grandes progressos físicos, sociais, cognitivos e afetivos.

Por Bianca Malucelli

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