O Colégio Estadual Regina de Mello marcou presença na 9.ª Feira de Ciências do Litoral do Paraná que aconteceu no SESC de Caiobá de 29 a 31 de outubro. O evento foi promovido pela UFPR – Litoral e reuniu atividades científicas realizadas em estabelecimentos da rede pública do litoral.
O Colégio não apenas participou como também ficou em 1.º lugar na categoria de bioeconomia do ensino fundamental. O projeto apresentado chamou atenção do público e da comissão avaliadora: Usina termelétrica sustentável a partir de biomassa de banana.
Professora Fernanda (Ciências) com os alunos premiados
O projeto foi desenvolvido pelos alunos do 9º ano Márcio Murillo, Hector Santos e João Granza. O objetivo é utilizar a biomassa da banana como matéria prima já que o Paraná tem Guaratuba e Antonina como maiores produtores de banana.
“A queima da matéria prima no lugar do carvão proporciona sustentabilidade local e diminui o impacto ambiental que é ocasionado pelo carvão”, explica o estudante Hector Santos.
O objetivo deste trabalho é demonstrar que é possível implantar uma usina termelétrica sustentável no litoral paranaense a partir da biomassa e rejeito da banana.
“Esse material é produzido em larga escala em nossa localidade, gerando energia limpa, empregos e desenvolvimento rural, além de promover a bioenergia e a bioeconomia no país”, apontou o aluno João Granza.
De acordo com a professora Fernanda Freitas a atividade foi totalmente desenvolvida na escola durante as aulas de ciências. “Eles estão de parabéns pelo empenho e dedicação nos últimos dois meses. A Feira apresentou um elevado nível técnico e eles apresentaram a ideia de forma brilhante”, destacou.
O estudante Marcio Murillo ressaltou que não imagina que a atividade alcançaria esse resultado, mesmo tendo noção da importância da atividade.
“Criamos um projeto que apresenta uma alternativa sustentável que respeita o meio ambiente dentro da realidade da nossa região. Este foi um diferencial importante”, ressaltou.
O Colégio Regina de Mello também teve outro projeto premiado na feira. “A importância da Bananicultura na Sustentabilidade Ambiental”, criado pela estudante Karina Nascimento do 9°B ficou em 3° lugar geral na categoria Individual do Ensino Fundamental.