Cultuando

Técnicas de Pintura

Fabricantes de tinta acrílica desenvolveram uma vasta gama de produtos compatíveis que funcionam bem tanto para técnicas tradicionais quanto experimentais.

zaddu4y9 1584423783

“Se a pessoa comum ver uma obra de arte e não se emocionar, não podemos dizer que a arte cumpriu o seu papel” Mokite Okada

Técnicas de Pintura

Fabricantes de tinta acrílica desenvolveram uma vasta gama de produtos compatíveis que funcionam bem tanto para técnicas tradicionais quanto experimentais. Você pode produzir glaces finos como faziam os antigos mestres da pintura ou testar novas aplicações e técnicas para estilos abstratos e outros. Já que os diversos gels, médiuns, aditivos e outras substâncias podem ser misturados entre si, e já que são solúveis em água, uma gama quase infinita de possibilidades está disponível.

A técnica de veladura é muito antiga para criar cores que parecem  efeitos atmosféricos convincentes usando camadas finas de aplicações translúcidas de tinta. A veladura cria uma riqueza que não está disponível para a tinta opaca, porque permite que o fundo branco ou a pintura que está por baixo brilhe através da tinta translúcida. Dilua alguma tinta com água e, de preferência, um pouco de médium. O médium gloss funciona bem para isso e irá acrescentar brilho à pintura. Você pode acrescentar a tinta camada a camada, deixando cada camada secar ou colocando tinta ligeiramente mais opaca e removendo-a com um pano.

Despejando a tinta. Despeje a tinta diretamente na tela para conseguir uma dispersão uniforme dela. Use ou um fluido pré-formulado de tinta acrílica ou crie sua própria mistura de tinta acrílica com médium e água. Ajuste a opacidade e viscosidade adicionando mais tinta ou médium se necessário. Posicione a tela horizontalmente numa mesa ou no chão. Despeje a tinta diretamente na tela e manipule a tinta erguendo as bordas da tela para direcionar o fluxo. Isso lhe dará uma camada mais uniforme do que espalhá-la com pincel, o que pode deixar marcas de pincel e áreas mais claras. Experimente dinâmicas de fluido interessantes despejando duas ou mais cores em diferentes áreas da tela, e deixando que fluam umas para as outras. Você verá curvas e formas espiraladas complexas se formando e elas não poderiam ser duplicadas com pincel.

Pingando a tinta. Pingar tinta já existia muito antes de Jackson Pollock. Misture um pouco de tinta com médium ou água. Você pode usar um gel de alcatrão para dar à pintura uma aparência texturizada. Faça alguns buracos numa lata de tinta e pingue a tinta numa pintura que esteja na horizontal. Mergulhe o pincel na tinta líquida e pingue, ou jogue tinta na tela. Despeje a tinta direto de um frasco num fluxo constante para criar fluxos mais longos de tinta.

Você também poderá gostar

Técnicas de Pintura

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.