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Educação

Inscrições para seleção de professores iniciam segunda

Edital abre, no mínimo, 4 mil vagas com grande possibilidade de ampliação na contratação de professores temporários (Foto: SEED

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Prazo vai até o dia 23 de novembro 

As inscrições para participar do novo Processo Seletivo Simplificado (PSS) dos professores começam às 10h de segunda-feira, 9, e vão até às 18h do dia 23 de novembro e devem ser feitas pelo site www.cebraspe.org.br/concursos/seed_pr_20_professor. Inicialmente, conforme edital publicado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte no dia 29, as inscrições abririam na sexta-feira, 6, mas, devido a ajustes no sistema, o início foi adiado para segunda-feira.

O edital abre, no mínimo, 4 mil vagas com grande possibilidade de ampliação na contratação de professores temporários para 2021. O processo seletivo terá novidades em 2020. Será aplicada uma prova de conhecimento da área em que o candidato se inscrever e em que pretende dar aula.

Continuarão a fazer parte do processo seletivo a prova de títulos e o tempo de serviço – mesmos critérios utilizados em anos anteriores. Não haverá a prova de redação e banca, como originalmente havia sido planejado. A decisão pela não utilização desses formatos de avaliação foi tomada após ampla discussão com os professores.

“Estamos aprimorando o processo de seleção dos profissionais da nossa rede, ao mesmo tempo em que mantemos a valorização dos profissionais que já contam com uma titulação e experiência, e que compartilham de uma caminhada com a gente”, disse o secretário estadual da Educação e do Esporte, Renato Feder.

Para participar, os candidatos deverão pagar taxa que varia de R$ 60,00 (para uma disciplina) a R$ 105,00 (para duas disciplinas). Inscritos no CadÚnico (beneficiados por programas sociais do governo), doadores de sangue e de medula óssea, além de prestadores de serviço da Justiça Eleitoral (como mesários, por exemplo) têm isenção da taxa. A solicitação da taxa de isenção terminou às 18h de sexta-feira.

Títulos 

Para facilitar as inscrições, o candidato deverá cadastrar seus documentos em ambiente virtual, que vai permitir anexar os títulos. Esses documentos vão representar até 40 pontos do processo de seleção, valendo diplomas de pós-graduação, como de especialização, mestrado ou doutorado.

A prova de títulos vai compreender também o tempo de serviço – cada ano de magistério vai contar 3 pontos, com máximo de 21 pontos (dentro dos 40 totais).

A quantidade de questões das provas vai depender do número de disciplinas/eixos tecnológicos selecionados na inscrição. O tempo máximo para realização da prova também vai depender das opções selecionadas na inscrição.

Fonte: AEN