É possibilidade de acabar com essa cicatriz nas cidades que traz poluição, barulho e o mais grave que é a ameaça à vida das pessoas com os acidentes.
Na próxima semana devemos conseguir um avanço importante para acabar com um transtorno nas principais cidades do Paraná: a passagem dos trens de carga pelos centros urbanos.
Vamos para as últimas votações na Assembleia Legislativa do meu projeto de lei que prevê o desvio das linhas férreas nos próximos contratos de concessão.
Contamos com grande apoio dos deputados e esperamos a sanção do governador Ratinho Junior.
Entenda
A proposta define que na renovação das concessões, sejam previstas a retirada das linhas ferroviárias do transporte de cargas das áreas centrais nas principais cidades do estado.
Na capital, uma das ideias é transformar as linhas já existentes em outros modais de transporte, como os veículos leves sobre trilhos, auxiliando também no trânsito da cidade. E ainda a reurbanização, com áreas para lazer e espaços culturais.
As linhas férreas são uma cicatriz cortando as cidades. Além da poluição e do barulho, há o risco constante de acidentes. Aqui mesmo em Curitiba um homem morreu na semana passada e o filho saltou para se salvar quando o carro foi arrastado por uma locomotiva. Mais um caso que mostra a importância deste projeto.
Em 2019 no Paraná, foram registrados 146 acidentes com trens – incluindo colisões e atropelamentos. Em 2020 foram 167 ocorrências.
A proposta tem o apoio do governo Ratinho Junior e a intenção da medida é estabelecer melhorias entre as linhas férreas das Regiões Metropolitanas do estado do Paraná bem como a integração de estados e países vizinhos.
O projeto recebeu parecer favorável em todas as comissões: CCJ; de Finanças e Tributação; de Fiscalização da Assembleia Legislativa e Assuntos Municipais; de Obras Públicas, Transporte e Comunicações e de Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos.
Infraestrutura
O tema é pertinente e atual. No final do mês de junho o Paraná recebeu a visita de uma comitiva, formada por membros do Ministério da Infraestrutura e do Ministério da Economia, para conhecer e discutir o novo projeto da Ferroeste. A ferrovia, com 1.285 km de extensão, vai ligar Maracaju (MS) ao Porto de Paranaguá, no litoral do Estado.
Além do setor produtivo, a capital paranaense também pode se beneficiar com a construção da estrada de ferro.
O próprio governo deve analisar a possibilidade de a malha ferroviária ser desviada de Curitiba, fazendo com que os trens de carga deixem de transitar pela cidade. O nosso projeto já antecipou essa necessidade, incluindo outros grandes centros urbanos do estado.
Foto: Daniel Castellano