Centro de Letras

Os materiais

O equipamento encomendado pela empresa White sairia da Europa em agosto de 1913...

srltd7h 1584438343

O equipamento encomendado pela empresa White sairia da Europa em agosto de 1913, mas o embarque atrasou três meses. Neste meio tempo a prefeitura continuou contratando o restante do material necessário à rede de esgotos. Com o senhor Frederico Seegmüller o município comprou 100 tampões de ferro fundido, ao preço de 600 réis o quilo. Viriam de trem da capital em três carregamentos: 30 em setembro, 30 em outubro e 40 em novembro. No prazo combinado chegou a primeira carga, definida pelo jornal local como totalmente dentro dos padrões modernos de fabricação, com alta qualidade e belo estilo. Ainda encontramos alguns destes tampões antigos no Centro Histórico da cidade.

Enquanto negociava com o senhor Seegmüller, a prefeitura também publicou o edital para adquirir 100 mil tijolos. As propostas deveriam ser apresentadas ate dia 10 de setembro, acompanhadas de amostra do produto ofertado. Três empresas participaram com os seguintes preços: Pedro Albino, 60$000 (sessenta mil réis) descarregando no cais da rua da praia; Giuseppi Albini, 50$000, mas a prefeitura precisaria buscar no navio com lanchas; Fábrica Paranaense de Materiais de Construção, 44$000 na estação ferroviária. Foi aceita a ultima proposta.

Em novembro de 1913, a empresa White confirmou o embarque dos equipamentos em Londres, com destino ao porto de Paranaguá e transportados em um vapor fretado especialmente para isso. A prefeitura abriria a concorrência para a realização dos trabalhos assim que o material chegasse da Europa. De acordo com orçamento organizado por Niepce da Silva, o custo final ficaria em torno de duzentos contos de réis (200:000$000) e o início das obras estava previsto para o começo de janeiro. Diferente do planejado em 1912, os esgotos não estariam prontos antes da inauguração do sistema de água encanada.

Por Alexandre Camargo de Sant’Ana

Você também poderá gostar

Os materiais

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.