Connect with us

Centro de Letras

João Gualberto

Na nota gratulatória, publicada duas semanas após o enterro, a família agradeceu aos cinco cidadãos que colocaram suas vidas em risco ao resgatarem o corpo do Coronel João Gualberto

Publicado

em

Por Alexandre Camargo de Sant’Ana

Na nota gratulatória, publicada duas semanas após o enterro, a família agradeceu aos cinco cidadãos que colocaram suas vidas em risco ao resgatarem o corpo do Coronel João Gualberto nos campos do Irany, à comissão civil que acompanhou o cadáver de Palmas até Curitiba, ao Presidente do Paraná, Carlos Cavalcanti, pela atenção dada ao caso, aos sócios do Tiro Rio Branco e do “Tiro de Paranaguá”, às sociedades, clubes, colégios, escolas, autoridades civis, militares e eclesiásticas, à Imprensa e ao povo de Curitiba pelo comparecimento ao velório e ao enterro. Também demonstrou gratidão aos habitantes das localidades por onde o corpo do Coronel passou no trajeto à capital.

Apesar de não possuirmos os detalhes, o enterro parece mesmo ter sido grandioso. Além desta nota de agradecimento, evidenciando uma intensa movimentação desde o velório, somente o Tiro 99 levou quase 150 integrantes em um trem especial que saiu às 03 horas da madrugada de 07 de novembro de 1912: “110 atiradores, 22 músicos, 4 cyclistas, os tambores, cornetas e bandeira”. O batalhão percorreu a Rua Dr. Leocádio em direção à velha estação “acompanhado de u’a marcha triste, dolorida” e aumentada pelo silêncio da noite. Para o “Diario do Commercio”, foi um “gesto nobre” da Diretoria e mostra que Paranaguá “honra aos que por elle morrem heroicamente”.

Em 16 de novembro, a Câmara Municipal aprovou a Lei nº 226, rebatizando a Praça Municipal (região da Fonte Nova e que seria aterrada) como Praça Comandante João Gualberto. No mesmo dia, o Prefeito Caetano Munhoz da Rocha sancionou a alteração. Segundo uma nota jornalística, a homenagem ao “bravo coronel tombado nos campos do Irany, mostra que o nome deste ficará gravado na história, repetindo em todos os recantos paranaenses”… (continua)