conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Usuários podem emitir Cartão do SUS em nove unidades de saúde do município

Secretaria de Saúde descentralizou emissão do cartão em nove postos em Paranaguá

Publicado

em

O cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), emitido gratuitamente pelo Ministério da Saúde com atuação das secretarias de Saúde de todo o Brasil, possui o objetivo de facilitar o acesso à rede pública de atendimento aos cidadãos, contendo dados e serviços prestados a cada cidadão, passando um diagnóstico prévio de cada brasileiro no atendimento em unidades de saúde.

Em Paranaguá, na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) anunciou a descentralização da emissão do cartão do SUS, não só na sede da pasta na Avenida Gabriel de Lara, como também em nove unidades de saúde espalhadas em Paranaguá.

De acordo com o município, agora o cidadão pode procurar 9 das 14 unidades básicas de saúde espalhadas pela cidade e área rural do município para fazer o documento, algo que objetiva a fornecer facilidades ao usuário. A Semsap ressalta que o Cartão do SUS agora está sendo emitido nos seguintes postos de saúde: Ilha dos Valadares (Rodrigo Gomes), Vila do Povo, Vila Guarani, Araçá, Alexandra, Vila Garcia, Serraria do Rocha, Santos Dumont e Jardim Iguaçu. Em breve, também passarão a emitir as unidades do Bangu, Divineia e CAIC.

“Era um problema crônico que percebíamos diariamente e dificultava nossa equipe do Departamento de Assistência à Saúde (DAS), na Semsap, na Avenida Gabriel de Lara. Como é realizada a marcação de exames e consultas de média e alta complexidade no sistema nacional e estadual de regulação o volume de trabalho é grande e a emissão do Cartão do SUS gerava um transtorno. Por isso resolvemos facilitar para o cidadão e realizar essa mudança”, afirma o secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira.

Criado pelo Governo Federal, o cartão do SUS funciona como um prontuário eletrônico do cidadão para os profissionais médicos que o atendem nas unidades de saúde. O documento é direito de todos os brasileiros, inclusive os que utilizam a rede privada de saúde. “Para emitir o Cartão do SUS o usuário deve estar munido dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, PIS (caso possua) e comprovante de residência”, informa a Semsap.

Segundo o Ministério da Saúde, o Cartão do SUS  é importante por “organizar e sistematizar dados sobre o atendimento prestado aos usuários; dotar a rede de atendimento do SUS de um instrumento que facilite a comunicação entre os diversos serviços de saúde;  fornecer informações sobre uma pessoa usuária do SUS em qualquer ponto do País; e gerar dados confiáveis e atualizados que permitam planejamento e intercâmbio de conhecimento para subsidiar a elaboração e execução das políticas públicas de saúde”, finaliza.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress