conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Prefeito empossa 270 novos profissionais para a saúde

Contratação vai ampliar o trabalho da Estratégia Saúde da Família (ESF)

Publicado

em

A Prefeitura de Paranaguá empossou na tarde de ontem, 18, no Teatro Municipal Rachel Costa, 270 novos profissionais que irão atuar na Estratégia Saúde da Família (ESF). Na prática, isso possibilitará ao município atender em torno de 80% da cidade com equipes multidisciplinares que fazem o acompanhamento de pacientes em suas casas com foco na prevenção.

São médicos, agentes de saúde e de endemias, dentistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem e supervisores. As provas para o processo seletivo foram realizadas no dia 29 de outubro do ano passado, quando participaram 2.006 candidatos. O período de contratação segue até o dia 26 de janeiro.

 

O secretário de Obras e vice-prefeito, Arnaldo Maranhão, o secretário de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, e o prefeito Marcelo Roque deram as boas-vindas aos novos contratados

 

O prefeito Marcelo Roque comemorou a posse dos profissionais e salientou que a área da saúde precisava de atenção em Paranaguá. “Sem saúde, não fazemos nada. Nós sabemos das dificuldades que passamos no ano passado e mesmo assim conseguimos melhorar cada vez mais”, declarou.

Segundo o prefeito, as melhorias se devem à boa organização com relação aos recursos do Governo Federal. “Vai melhorar bastante o atendimento, mas temos que melhorar ainda mais. Em 2017 não perdemos nenhum tipo de verba, o que nas gestões passadas se perdia muito. São praticamente mais de R$10 milhões para serem investidos nos próximos anos, graças à forma como estamos administrando e a equipe que montamos na saúde”, atribuiu Marcelo Roque.

 

A principal demanda na saúde era o número de servidores para melhorar o atendimento. “A saúde da família é um trabalho importante para que não tenha um transtorno na UPA, nos nossos postos de saúde, a prevenção é muito importante, temos ainda a questão da dengue, com um trabalho importante durante o ano e queremos dar continuidade com mais abrangência. Estamos muito felizes, sabemos que falta muito, temos que fazer mais concursos públicos para efetivar mais profissionais e dar uma tranquilidade maior”, destacou o prefeito.

 

Secretário de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, lembrou que o município salta de 11 para 33 equipes de Saúde da Família
 

META HISTÓRICA

O secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, lembrou que a cidade alcança a meta histórica no número de equipes que atuam nessa área. “Paranaguá já teve no máximo 21 equipes de saúde da família, das 33 credenciadas que o Ministério da Saúde autoriza. Assumimos com apenas 11, com contratos às vésperas de vencer e hoje temos somente oito equipes. Estruturamos a casa, nos planejamos e hoje estamos empossando 270 profissionais que vão assumir 33 equipes de Saúde da Família, coisa que nunca Paranaguá teve”, explicou Oliveira.

O secretário lembrou que ainda há muitas coisas para melhorar a atenção básica na saúde, mas que esforços vêm sendo realizados para alcançar um patamar suficiente para atender a toda a população com qualidade. “No discurso de posse, o prefeito disse que seríamos referência em saúde pública, e temos nos esforçado para que consigamos resolver os problemas. Mas são inegáveis as transformações que já conseguimos imprimir”, afirmou Paulo.

 

Médicos, agentes de saúde e de endemias, dentistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem e supervisores selecionados estiveram presentes na cerimônia de posse

 

TRABALHO

O processo seletivo foi motivo de comemoração por Raphaeli Fernandes, moradora na Serraria do Rocha, que assumiu o cargo de agente comunitário de saúde na tarde de ontem. “Trabalho desde 2007 como agente de saúde e passei novamente no processo. Esperamos poder atender melhor as pessoas. Cada agente comunitário atende, em média, 150 famílias, as quais visitamos todos os meses, mas pacientes hipertensos fazemos o acompanhamento por mais vezes, assim como àqueles que ficam acamados. O agente comunitário é o elo entre os enfermeiros e médicos e a população”, esclareceu Raphaeli.
 

 

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress