Logotipo

Unidade oncológica poderá realizar até 20 quimioterapias por dia em Paranaguá

19 de janeiro de 2020

Hospital Erasto Gaertner revelou as expectativas para o início dos atendimentos no município

Compartilhe

Está programada para o dia 27 de janeiro a entrega da Unidade Avançada do Hospital Erasto Gaertner (HEG), em Paranaguá. O prédio, localizado ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu obras para reforma e adequação para poder atender os pacientes que fazem tratamento contra o câncer. De acordo com informações do Hospital, o espaço terá capacidade de realizar até 20 quimioterapias e 60 consultas por dia.

A Prefeitura de Paranaguá estima que as aplicações de quimioterapia poderão ser iniciadas no dia 15 de fevereiro. Desta forma, muitos pacientes serão atendidos no próprio município, sem a necessidade de deslocamento a Curitiba, propiciando mais comodidade já que estarão mais próximos de suas casas e de seus familiares.

Segundo o Hospital, serão disponibilizados diversos atendimentos como primeira avaliação, consultas médicas, consultas multiprofissionais, curativos, dispensação de medicamentos, quimioterapia oral e infusional.

“Com o passar dos meses, podemos implementar novos serviços e atendimentos”, destacou o superintendente do HEG, Adriano Lago (Foto: Divulgação)

Evolução no tratamento

A unidade em Paranaguá é a segunda do Erasto Gaertner no Paraná. A primeira foi no município de Irati, na região Sudeste, há cerca de dois anos. O superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago, disse que a implantação já apresentou resultados positivos.

“A experiência em Irati tem sido fantástica, pois a aderência dos pacientes, familiares e municípios registram alto índice de adesão. Com a unidade lá, as pessoas ficam mais próxima dos profissionais de saúde, consegue acesso rápido e ficam próximo dos seus costumes e cultura. A redução do deslocamento com as viagens traz mais conforto e segurança para os pacientes e os acompanhantes não precisam mais tirar praticamente um dia inteiro para estar junto no atendimento”, afirmou Lago.

Ele ressaltou ainda que a percepção inicial é que as taxas de sobrevida e cura devem melhorar com a presença das unidades descentralizadas. “Isso pelo simples fato do paciente ter a adesão mais intensa e estar próximo da estrutura, podendo assim relatar e procurar o Erasto durante eventos e intercorrências, sendo elas esperadas ou não. Com o passar dos meses, podemos implementar novos serviços e atendimentos, como, por exemplo, consultas multiprofissionais, diminuindo ainda mais o deslocamento para a capital”, destacou Lago.

Assim, os mesmos resultados são esperados com a implantação da unidade em Paranaguá. “A expectativa é que no mínimo possamos ter os mesmos resultados que Irati, mas quem sabe podemos aumentar a oferta e alternativas para os pacientes. Isso pelo fato de estarmos mais próximos em distância de Curitiba e também porque em Paranaguá teremos a Capela de Fluxo Laminar, o que aumentará o número de protocolos que poderão ser realizados na Unidade Paranaguá”, destacou Lago. A capela de fluxo laminar é um equipamento de laboratório projetado para criar áreas de trabalho estéreis para a manipulação de materiais.

Referência no litoral

A intenção do Hospital é que a unidade também seja referência para pacientes que residem nos outros municípios do litoral.

“O Projeto Erasto Mais Perto de Você foi estruturado para atender de maneira regional, portanto, no planejamento é toda Primeira Regional de Saúde. Mas para isso precisa uma adequação junto à Prefeitura de Paranaguá com a Secretaria de Saúde do Estado. Inicialmente, o planejamento é apenas para a cidade de Paranaguá”, observou o superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago.

Vagas para Paranaguá

Para atender os pacientes em Paranaguá na Unidade Avançada, o Hospital abriu 15 vagas para profissionais. Há oportunidades para Assistente Administrativo II (2), Assistente Administrativo I (2), Técnico de Farmácia I (2), Farmacêutico II (2), Enfermeiro (2), Técnico de Enfermagem (2), Higienizadora (2) e Vigia (1).

A assessoria de imprensa do Hospital salientou que o processo seletivo deve ser encerrado na próxima semana. Os interessados podem acessar a página https://erastogaertner.com.br/trabalheconosco, ou enviar o currículo para e-mail “recrutamento@erastogaertner.com.br”e colocar no destaque no assunto/título “VAGA PARANAGUÁ”.

 

Confira mais detalhes sobre as vagas AQUI.

Veja mais detalhes da implantação da unidade AQUI.

 


Colunistas