Logotipo

Samu registra aumento de 42% nos atendimentos na Operação Verão

05 de fevereiro de 2019

Frota disponibilizada no litoral do Paraná conta com 11 ambulâncias

Compartilhe

Desde o início da Operação Verão, no dia 21 de dezembro, até 15 de janeiro, o Samu registrou aumento de 42% em todo o trabalho realizado no litoral, onde além das comunidades locais, há alta no número de turistas neste período. A média diária é de cerca de 77 atendimentos, abrangendo os municípios de Antonina, Guaratuba, Guaraqueçaba e demais ilhas, Matinhos, Morretes, Pontal do Paraná e Paranaguá.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral (CISLIPA) possui, atualmente, uma frota de oito viaturas e outras três cedidas pelo Governo do Paraná, totalizando 11 ambulâncias para atender à demanda durante a alta temporada. O efetivo continuará com o reforço na frota até o fim da Operação Verão, que encerra após o Carnaval, no dia 10 de março de 2019.

No período indicado, o Samu no litoral atendeu diversos tipos de emergências, sendo que na maioria, 146 delas, havia o relato de mal-estar. Outros 64 casos foram relatados como desmaio, inconsciência e mal súbito. Também houve muitas queixas de falta de ar, respiração difícil, 54 no total apurado em todo o litoral. Também estão entre os atendimentos mais ocorridos quedas de mesmo nível (51), crises convulsivas (44), quadros de agressividade e surto psicótico (38), queda de altura (28), dor abdominal (28) e agressão corporal (26 casos).

REFORÇO EM GUARATUBA

Uma base descentralizada do Samu atende em Guaratuba em um ponto considerado estratégico, ao lado de um heliponto, o que facilita o transporte do paciente, caso haja necessidade. Já que em uma situação de emergência, o tempo de ação pode fazer toda diferença para salvar uma vida.

A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guaratuba divulgou que, no período entre o dia 21 de dezembro de 2018 e 10 de janeiro de 2019, foram realizados 197 atendimentos de urgência e emergência pela nova base do Samu em Guaratuba. A maior parte deles feita pela Unidade de Suporte Básico. Três remoções de pacientes foram efetuadas através de aeronave. 

“Em Guaratuba, nos cinco meses anteriores à temporada, o número de atendimentos mensais do Samu chegou a 137, em média. Somente nos 20 primeiros dias da Operação Verão foram realizados 197 atendimentos na cidade”, informou a Prefeitura de Guaratuba.

SAMU 192

O Samu atende pelo número 192, na Central de Regulação Médica Sanitária das Urgências. O serviço faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências e tem como objetivo ajudar a organizar o atendimento na rede pública, prestando socorro à população em casos de emergência.

Com o serviço, o Samu visa à redução no número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. Os moradores que passam por uma situação de emergência podem procurar pelo atendimento do Samu 24 horas por dia. A equipe conta com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

Fotos: arquivo.


Colunistas