conecte-se conosco

Ciência e Saúde

SAMU atendeu mais de 3,6 mil ocorrências no litoral em maio e junho de 2019

Neste ano, 4.889 ocorrências foram atendidas pelo SAMU somente em Paranaguá

Publicado

em

Somente em Paranaguá, 1,7 mil casos foram atendidos. No litoral, 11,9 mil ocorrências foram atendidas até agora em 2019

Nesta semana, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral (Cislipa), responsável pela oferta do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em todo o litoral, divulgou balanço de ocorrências atendidas nos últimos meses e no primeiro semestre de 2019. De acordo com o Cislipa, um total de 3.676 ocorrências foram atendidas em maio e junho deste ano pelas equipes nos sete municípios litorâneos, sendo que de janeiro a junho o número total é de 11.191 casos atendidos na região.

De acordo com os dados do SAMU, o município com mais ocorrências atendidas foi Paranaguá. Nos últimos dois meses, foram 1.700 atendimentos realizados e um total de 1.729 vítimas assistidas. No primeiro semestre, o município foi responsável por 4.889 ocorrências atendidas pelos profissionais de saúde. É válido ressaltar que o município conta com o maior número de habitantes da região, 140.469 pessoas, de acordo com o IBGE, por isso é o que mais demanda atendimento por parte do SAMU.

Segundo o relatório divulgado pelo Cislipa, as três ocorrências mais atendidas no primeiro semestre de 2019 foram, respectivamente, mal-estar (1.794), crise convulsiva (558) e falta de ar (517). Além disso, 400 casos assistidos foram de acidentes automobilísticos e 320 de outros tipos de acidentes. O SAMU também atendeu, até agora, neste ano, 223 casos de agressão corporal.

CASOS MAIS GRAVES

O SAMU detalhou o atendimento realizado pela Unidade de Suporte (USA), responsável por atendimentos mais graves, algo realizado por uma UTI Móvel, contando com condutor-socorrista, enfermeiro e médico. De acordo com o relatório do Cislipa, no primeiro semestre de 2019, a UTI Móvel atendeu 908 ocorrências, sendo que somente em maio e junho foram 194 casos assistidos.

Atendimentos de mal-estar (1.794), crise convulsiva (558) e falta de ar (517) são os mais recorrentes no litoral. Além disso, atendimento de casos graves, com UTI Móvel, foram de 908 ocorrências neste ano

DIA DO SOCORRISTA

No dia 11 de julho, foi celebrado o Dia do Socorrista, data em que foi feito um café em homenagem aos prestadores desse serviço na sede do SAMU, em Paranaguá. “Para nós é muito importante estar aqui hoje comemorando com esses profissionais que prestam um serviço fundamental para a população de Paranaguá e de todo o litoral”, destaca a diretora executiva, Everllin Guiguer.

Segundo ela, o serviço prestado pelo SAMU é essencial para o Sistema Único de Saúde (SUS). “O atendimento pré-hospitalar tem uma importância muito grande, pois contempla pessoas que realmente estão precisando e o tempo de resposta desse atendimento pode significar a vida ou morte desses pacientes”, explica.

Segundo o presidente do Cislipa e prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, os socorristas do SAMU são essenciais para a saúde pública não só de Paranaguá, como também de todo o litoral.  "Não é um serviço fácil, pois estão cuidando de vidas, passam o dia ou a noite atendendo diversas ocorrências. Acreditamos que a população está satisfeita com o trabalho exercido por esses profissionais. Nós investimos no Samu que hoje conta com equipamentos novos que auxiliam na agilidade do atendimento além de ser uma valorização pelo trabalho que eles realizam. Como presidente do Cislipa, só tenho a agradecer o que eles fazem diariamente pelas pessoas”, finaliza o prefeito.

No primeiro semestre, Paranaguá foi responsável por 4.889 ocorrências atendidas pelos profissionais de saúde do SAMU

 

Com informações da Prefeitura de Paranaguá.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress