conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Procura pela vacina contra a febre amarela caiu em Paranaguá

Vacina é a única forma de prevenção contra a doença (Foto: Agência Brasil)

Publicado

em

Cerca de 12,5 mil pessoas foram vacinadas na cidade até o momento

Até a última semana, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), apontou a suspeita de 40 casos de febre amarela em Paranaguá, bem como investigação de quatro possíveis casos da doença em Antonina, dois em Morretes e um em Matinhos. Até o momento, quatro casos foram confirmados no Paraná, um deles em Antonina, contraído em Guaraqueçaba. Tudo isso acende o alerta quanto à prevenção da doença, que somente pode ser feita por meio da vacinação. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), houve redução da procura pelas doses nas últimas semanas, sendo que até agora 12.577 pessoas foram imunizadas na cidade.

"Como não há estatística que comprove a quantidade de doses aplicadas em anos anteriores, até porque não havia o entendimento de fazer tais registros, a conscientização para que a população continue se vacinando permanece", afirma a Assessoria da Semsa.

UNIDADES DE VACINAÇÃO

De acordo com o município, existem 19 unidades de saúde que são pontos de vacinação disponíveis à população em Paranaguá, distribuídas em todas as regiões do município, inclusive na zona rural, Ilha do Mel e comunidades marítimas. "Elas atendem em horário comercial, das 8h às 17h. Vale lembrar que em sete unidades há vacinação em horário estendido, das 18h às 23h, para beneficiar principalmente pessoas que trabalham o dia inteiro e não têm tempo para se vacinar", destaca. 

"A vacina contra a febre amarela é a única forma de prevenir a doença. Por isso a importância de se vacinar o quanto antes, já que há o registro de um caso confirmado da doença na vizinha cidade de Antonina", informa a Semsa. O município confirmou que estão em investigação neste momento 40 casos suspeitos de febre amarela em Paranaguá. 

Prefeito Marcelo Roque destaca o trabalho contínuo da Semsa em prol da vacinação contra a febre amarela em Paranaguá

“É importante que nossa população continue se vacinando. Nossas equipes de agentes comunitários de saúde estão fazendo busca ativa daquelas pessoas que já se vacinaram e ainda não havia o registro oficial, no sistema do Ministério da Saúde. Estamos trabalhando bastante para proteger nossa população dessa doença”, reforça a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

O prefeito Marcelo Roque explicou que a Semsa está trabalhando desde o primeiro momento em que foram encontrados macacos mortos em Antonina para conscientização e prevenção da febre amarela em Paranaguá. "Buscamos fazer a conscientização sobre a importância da vacina e não podemos esquecer que devemos continuar em alerta e prevenindo a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que transmite a febre amarela urbana”, finaliza o prefeito. 

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress