conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Prefeitura de Paranaguá realiza campanha de prevenção ao câncer bucal

Prefeito Marcelo Roque destacou que proposta beneficia a população com hábitos saudáveis

Publicado

em

Objetivo é aumentar o índice de diagnóstico precoce da doença

Na manhã de segunda-feira, 26, aconteceu a campanha de diagnóstico de câncer bucal na Praça Almirante Tamandaré. O evento foi organizado pela Prefeitura de Paranaguá, juntamente com o Hospital Erasto Gaertner.

A solenidade contou com a presença de autoridades locais e também do Erasto Gaertner através do médico  Laurindo Moraes Sasi, o qual é cirurgião bucomaxilofacial do Hospital e há 30 anos atua na prevenção da doença. “Houve uma redução de casos de câncer bucal nos últimos anos em função da proibição das propagandas de cigarro. Hoje podemos comprovar isso através das estatísticas entre tabagistas e etilistas, que são hábitos ligados diretamente com os casos de câncer bucal”, destacou Sasi.

Dentista Laurindo Moraes Sasi, representou o Erasto Gaertner

 Mariana França, do departamento de Odontologia da prefeitura, ressaltou a união dos profissionais em busca dos bons resultados. “Agentes comunitários, colegas de profissão, Instituto Peito Aberto, o Seduc, através da Dra Gabriela, isso nos mostra a quantidade de parceiros que conseguimos para o evento de hoje. Através da estratégia do Programa Saúde da Família conseguimos estabelecer 80% de cobertura no município”, apontou. 

Mariana França, ressaltou a união dos profissionais em busca dos bons resultados

De acordo com Daniel Fangueiro, presidente do Conselho Regional de Odontologia, a campanha é necessária pelo fato de alertar sobre a doença. “Conscientizar a população sobre o cigarro e álcool como também os aspectos clínicos, como próteses e cáries que são cuidados que devem ser permanentes, por isso hoje estamos aqui fazendo esse trabalho com a população do litoral”, frisou.

Daniel Fangueiro, presidente do Conselho Regional de Odontologia

A secretária Municipal de Saúde, Ligia Regina de Campos Cordeiro, ressaltou que esta é a primeira de uma série de campanhas. “Agradeço ao Hospital Erasto Gaertner, pois estamos em sintonia fazendo reuniões para que outras campanhas venham a ser realizadas. Estamos fazendo as licitações necessárias para que posamos inaugurar em breve a extensão do Erasto em Paranaguá”, ressaltou. 

 O vice-prefeito Arnaldo Maranhão ressaltou que a prevenção é o melhor caminho

O vice-prefeito Arnaldo Maranhão ressaltou que a prevenção é o melhor caminho. “Sinto-me muito feliz porque quando fui vereador propus uma lei municipal sobre essa questão. Há 5 anos nossas crianças praticam a higiene bucal. São 13 mil crianças beneficiadas recebendo junto com o uniforme e material didático, a escova dental, o creme dental e o fio dental”, destacou Maranhão.

Prefeito Marcello Roque destacou que Proposta beneficia a população com hábitos preventivos

O prefeito Marcelo Roque ao fazer uso da palavra destacou que a Secretaria Municipal de Saúde vem fazendo um trabalho diferenciado na cidade. “O ano de 2019 vai ser importante para a saúde pública, e a prevenção é uma das prioridades. Esse projeto é muito importante porque alerta a comunidade para essa questão”, apontou o prefeito. 

População participou da atividade ao longo do dia

Continuar lendo
Publicidade