conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Paranaguá realiza ações alusivas ao Dia Mundial da Luta contra a AIDS

Pastoral da AIDS estará na Praça Fernando Amaro na segunda-feira, das 9h às 16h

Publicado

em

Testagem rápida acontece dia 30 em várias unidades de saúde

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS é comemorado anualmente em 1.º de dezembro. Neste ano, a data cairá em um domingo e as atividades de conscientização serão realizadas na segunda-feira, 2.

De acordo com Sula Ferreira, coordenadora regional da Pastoral da Aids, a data tem o objetivo de conscientizar a população sobre uma das doenças que mais vem matando no mundo: a AIDS. “Não apenas informar as pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir da doença. O Dia Mundial de Luta contra a AIDS também tem a função de auxiliar no combate contra o preconceito que os portadores de HIV (Vírus Humano de Imunodeficiência) sofrem na sociedade por causa da doença”, explica.

Medicamentos proporcionam mais qualidade de vida (Foto: Divulgação) 

Paranaguá ocupa a 50.ª posição no Ranking dos 100 municípios com mais de 100 mil habitantes. Apesar de ter um índice elevado, com quase 5 mil casos confirmados, a cidade já esteve em uma posição mais negativa há cerca de uma década, quando ocupava a 32.ª posição nacional.

Para os profissionais de saúde, é importante que cada cidade fique sabendo de sua condição para que tenha comportamento preventivo. Além disso, quanto mais cedo entrar em contato com o diagnóstico, mais eficaz poderá ser o tratamento. Isso porque os medicamentos estão proporcionando mais qualidade de vida aos soropositivos.

UNIDADES DE SAÚDE

Em Paranaguá, a Pastoral da AIDS, 1.ª Regional de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde elaboraram algumas ações de promoção e prevenção para serem executadas neste período. Dia 30 de novembro, das 8h30 às 16h30, acontece testagem rápida nas seguintes Unidades de Saúde: Caic, Porto Seguro, Alexandra, Vila Garcia, Santa Maria, Branquinho (Vila Divineia), Jardim Iguaçu, Vila do Povo, Villa Guarani, Jardim Araçá, Serraria do Rocha e Leblon.

Data tem o objetivo de conscientizar a população sobre uma doença que tem vitimado muitas pessoas no mundo

No dia 2 de dezembro, as ações acontecem das 9h às 16h sendo voltadas para a população em geral na Praça Fernando Amaro (haverá verificação de pressão arterial, teste de glicemia, orientações sobre IST e Aids, violências, dengue e outros agravos).

Dia 4 de dezembro, acontece testagem rápida na Ilha do Mel. De 2 a 6 de dezembro, também acontece testagem no CTA que funciona no Hospital João Paulo II (Vila Divineia).

TAXA DE DETECÇÃO DE AIDS

Estatísticas mostram a Regional de Saúde de Paranaguá com a mais elevada taxa de detecção (Foto: Divulgação)

O gráfico demonstra a taxa de detecção de Aids nas regionais com maiores taxas. Os dados se referem por taxa de 100 mil habitantes nas regionais de saúde do Paraná, entre 2007 e 2015. Observa-se que na 1.ª Regional de Paranaguá concentram-se as maiores taxas de detecção e houve uma tendência de queda, o mesmo ocorreu na maioria das demais regionais com exceção da 11.ª RS Campo Mourão e 20.ª RS Toledo.

Continuar lendo
Publicidade

Em alta