conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Dia Mundial de Saúde tem como tema “Vamos Conversar”

Abordagem à depressão é o objetivo deste ano

Publicado

em

Hoje, 7, é o Dia Mundial da Saúde. O tema da data para este ano é "Vamos conversar" e tem como abordagem a depressão, transtorno mental que atinge cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. A iniciativa reforça que existem formas de prevenir a depressão e também de tratá-la, considerando que ela pode levar a graves consequências.

O psicólogo Wilson Silva disse que o tema escolhido é de grande importância. “É importante porque a depressão se tornou um problema de saúde pública. Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofram depressão no mundo e o número de suicídios é muito alto, aproximadamente 800 mil por ano e muitas vezes está ligado à depressão”, destacou.

A depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e contribui de forma muito importante para a carga global de doenças. Mais mulheres são afetadas pela depressão que os homens. No pior dos casos, a depressão pode levar ao suicídio. “Essa é a doença mais incapacitante em todo o mundo, ou seja, é uma questão de saúde pública e exige mais atenção por parte das autoridades. Ela não afeta somente a pessoa vítima de depressão, mas a família e toda a comunidade. Mesmo uma depressão leve causa prejuízo no desempenho escolar, no trabalho, nas relações familiares, ou seja, afeta não só a pessoa, mas um todo se não tratada”, enfatizou. Embora existam tratamentos eficazes conhecidos para depressão, menos da metade dos afetados no mundo (em muitos países, menos de 10%) recebe tais tratamentos. Os obstáculos ao tratamento eficaz incluem a falta de recursos, de profissionais treinados e o estigma social associado aos transtornos mentais. “Estima-se que apenas 10% das pessoas que têm depressão realmente se tratam. Em alguns países não há psicólogos, mas mesmo nos países que contam com esses profissionais há ainda muito preconceito em relação à pessoa com depressão. Existem alguns estigmas em que a pessoa é vista como preguiçosa, indolente, que não exercerá sua função corretamente, alguns acreditam que seja problema espiritual quando na verdade é um problema psicológico”, comentou.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress