conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Coronavírus: Médico destaca a importância da prevenção nas escolas

Aredes diz que não há necessidade de pânico, mas é importante se atentar aos sintomas

Publicado

em

Devido ao surgimento do Coronavírus na China e de casos suspeitos que estão em investigação em São Paulo, as escolas da capital paulista recorreram à prevenção da doença. No Paraná, os casos foram descartados para o Coronavírus. O médico pediatra Dr. Jonathan Aredes afirmou que toda doença de repercussão mundial necessita de uma atenção especial e dessa vez não é diferente.

No entanto, não há necessidade de pânico e sim bastante atenção e foco na prevenção e na compreensão dos sinais e sintomas. “Informar as crianças sobre a prevenção tem sido uma excelente medida priorizada por muitas escolas em São Paulo, local onde temos o maior número de casos suspeitos. Então, preocupação sim, mas sem desespero”, enfatizou Aredes.

Prevenção

Segundo o médico, é importante manter a higiene, já que o vírus é transmitido por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. As medidas também colaboram para a prevenção de outras doenças.

Medidas também colaboram para a prevenção de outras doenças

“A principal forma de prevenção é lavar as mãos com água e sabão frequentemente, em especial após tossir, espirrar ou ir ao banheiro. Ótima opção é o álcool em gel na mochila das crianças, que evita que o vírus acesse seu organismo após você colocar as mãos em uma superfície contaminada. A mesma medida, aliás, vale para afastar o risco de gripe ou outras doenças virais comuns nesta época do ano”, orientou o pediatra.

Recomendação

Segundo o Dr. Aredes, as escolas, primeiramente, devem fazer uma capacitação da equipe pedagógica. “Pois será a partir dela que se desenvolverão todos os trabalhos envolvendo os alunos sobre a apresentação da doença e as medidas preventivas que devem ser tomadas. Outra recomendação seria a disponibilização de álcool em gel nos corredores e o incentivo do seu uso”, disse.

Também é necessário incluir os pais nesse processo. “E, por último, mas não menos importante, incluir os pais nesse processo, informando-os sobre a doença, a prevenção e todo o trabalho e esforço desenvolvido pela escola acerca desse surto”, destacou o médico.

Sinais da doença

Os sinais e sintomas clínicos do novo Coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. “Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Os principais sintomas são: febre, tosse e dificuldade para respirar. Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento”, acrescentou Aredes.

De acordo com ele, existem poucas diferenças entre a gripe e o coronavírus. “No início da doença, não existe diferença quanto aos sinais e sintomas de uma infecção pelo novo Coronavírus em comparação com os demais vírus. Por isso, é importante ficar atento às áreas de transmissão local. Apenas pessoas que tenham sintomas e tenham viajado para Wuhan são suspeitas da infecção pelo coronavírus”, finalizou o médico.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress