conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Erasto Gaertner: Pacientes oncológicos iniciam tratamento neste mês em Paranaguá

A partir do dia 17 de fevereiro, 105 pessoas já poderão ser atendidas no município

Publicado

em

A Unidade Avançada de Serviço Oncológico do Hospital Erasto Gaertner (HEG), localizada na Rua João Eugênio, na região central da cidade, deve começar a atender os pacientes no dia 17 de fevereiro. O espaço foi inaugurado no dia 27 de janeiro com a presença de várias autoridades e também por parte da população que agora poderá fazer o tratamento mais próximo de casa.

Em dezembro de 2019, a equipe do HEG fez a triagem dos pacientes que poderão realizar tratamento em Paranaguá.Segundo informações da assessoria de comunicação do HEG, após as avaliações preliminares, de 277 pacientes que fazem tratamento no Hospital, em Curitiba, 105 iniciarão seus esquemas de tratamento na nova unidade de Paranaguá. 

“Pacientes novos serão avaliados normalmente para que sejam definidas as necessidades caso a caso dentro do câncer center. Pacientes da região que puderem ser tratados e mantidos dentro da unidade iniciarão automaticamente esse processo”, enfatizou a assessoria do Hospital. O local tem capacidade de realizar 400 infusões de quimioterapia ao mês. 

O superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago, afirmou que o projeto é descentralizar o atendimento, tornando-o mais acessível aos moradores nos municípios fora da capital. “Combater o câncer com humanismo, ciência e afeto é a nossa missão. Erasto mais perto de você é o nosso projeto. Por isso que a gente deseja que o paciente se sinta o mais confortável possível e, ao final do tratamento, a gente tenha melhores resultados em saúde, com melhor adesão”, declarou Lago.

“Pacientes da região que puderem ser tratados e mantidos dentro da unidade iniciarão automaticamente esse processo”, informou a assessoria do Hospital Erasto Gaertner (Foto: SECOM/Prefeitura de Paranaguá)

Transporte de pacientes

Somente alguns atendimentos serão disponibilizados na unidade do Erasto em Paranaguá, como o tratamento com quimioterapia, primeira avaliação, consultas médicas de acompanhamento, curativos e outros procedimentos simples. Pacientes que estiverem fazendo radioterapia, casos de câncer infantil e hematológico, além de cirurgias, ainda terão que ir a Curitiba.

A Prefeitura de Paranaguá divulgou que os pacientes com casos mais complexos terão o serviço de transporte disponibilizado, através do Departamento de Transporte da Secretaria Municipal de Saúde, que leva os pacientes em vans e micro-ônibus a Curitiba e municípios da região metropolitana.

“Eles recebem toda a atenção necessária e há entrega de kit lanche aos pacientes e seus acompanhantes. A iniciativa foi implementada no ano passado e é bastante elogiada, já que muitas pessoas viajavam sem condições financeiras de se alimentar”, informou a Prefeitura de Paranaguá.

O processo seletivo para contratação dos profissionais que irão atuar na unidade avançada já foi concluído, eles receberão uma capacitação pelo Hospital Erasto Gaertner para iniciar os trabalhos no dia 17 de fevereiro.
 

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress