conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Hospital Municipal passa a contar com Pediatria em Guaratuba

Espaço atenderá crianças de domingo a domingo das 14h às 18h

Publicado

em

Na segunda-feira, 8, a Prefeitura de Guaratuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou que o Hospital Municipal passa a contar com um espaço exclusivo para a Pediatria, modalidade médica voltada ao atendimento de crianças de zero a 12 anos. A unidade médica, que fica localizada no centro do município, com a criação da unidade passa a ampliar os serviços médicos oferecidos à população de forma gratuita. 

“O serviço funcionará diariamente, durante toda a semana (domingo a domingo) das 14h às 18h, com encaminhamento das Unidades de Saúde para agendamento prévio realizado na Secretaria da Saúde”, informa a assessoria do município.

Segundo a Prefeitura, em casos de emergência e urgência, as crianças deverão ser encaminhadas ao Pronto Socorro para atendimento imediato, sendo posteriormente encaminhadas ao ambulatório de pediatria diário, que irá acompanhar o caso. “O acompanhamento do desenvolvimento das crianças (puericultura) continua sendo realizado pelas equipes de Saúde da Família das Unidades Básicas de Saúde – UBS, que poderão encaminhar para o suporte do pediatra sempre que necessário”, informa.

“As UBS são as responsáveis pelo acompanhamento da saúde da criança desde o pré-natal e nascimento, focando no apoio da amamentação, crescimento e desenvolvimento, doenças específicas da infância, vacinação, situações de risco, acompanhamento nutricional, do bolsa família, entre outros”, afirma a Prefeitura.

Ampliação da rede de atenção às crianças

De acordo com o município, a criação do ambulatório exclusivo de Pediatria possui o foco de ampliar a rede de atenção às crianças de Guaratuba “dando suporte a esse público, em especial as crianças de risco, que demandam avaliação do profissional especializado”, complementa.

Para o secretário municipal da Saúde, Gabriel Modesto, a base da manutenção da saúde das crianças segue sendo a Atenção Primária. “Ela é resolutiva em mais de 80% dos casos, e que agora vai contar com o apoio de mais profissionais especializados para ampliar a qualidade do atendimento às nossas crianças e somar com a Atenção Primária”, finaliza. 

Com informações da Prefeitura de Guaratuba

Foto: Prefeitura de Guaratuba