conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Campanha de Vacinação contra a dengue termina no sábado

Paranaguá alcançou mais de 44 mil pessoas vacinadas

Publicado

em

A Campanha de Vacinação contra a Dengue encerra no sábado, 24. Mesmo com a prorrogação, até o momento, 44.497 pessoas de 9 a 44 anos foram vacinadas em Paranaguá. Os dados correspondem aos índices obtidos até a tarde de quarta-feira.

Quem ainda não tomou a primeira dose pode procurar até sábado a imunização. Ainda há a opção de procurar pelo serviço em outros locais como no Terminal Urbano de Ônibus. A 1.ª Regional de Saúde tem intensificado o trabalho, indo de casa em casa vacinar os moradores que fazem parte do público-alvo da campanha.

A vacinação contempla 30 municípios no Paraná, mas apenas Paranaguá e Assaí ficaram com a faixa etária de 9 a 44 anos, nos demais locais a vacinação ocorre em pessoas de 15 a 27 anos. A escolha das cidades que receberam as doses se justificou pelo alto índice de casos de dengue.

Apesar da oferta gratuita da vacina, a Agência Estadual de Notícias divulgou, na segunda-feira, 19, que somente dois municípios alcançaram 80% do público-alvo. No início da semana, a Agência estimou ainda que, pelo menos, 341 mil paranaenses ainda não haviam sido imunizados. “Temos que melhorar esta cobertura para evitar que esses municípios enfrentem novas epidemias no futuro”, declarou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

 

 

A diretora da 1.ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti, contou sobre o Sistema de Imunização Móvel. “Estamos indo de casa em casa, com carros com ar-condicionado para manter a qualidade das vacinas, que são acondicionadas em caixas térmicas também”, relatou. Segundo ela, esse trabalho já tem mostrado resultados. “A gente percebeu que os números estavam meio estagnados, mas de terça para quarta já vimos melhora”, ressaltou. O Sistema Móvel começou a ser realizado no último dia 20.

Os índices de vacinação alcançados até o momento em Paranaguá são considerados baixos para a diretora da 1.ª Regional. “A nossa meta é alcançar 80% e estamos em 50%, indo para o 51%. Mas, estamos notando que as pessoas estão voltando a procurar. As pessoas que não tomarem a primeira dose não terão direito à segunda e à terceira dose”, reforçou Ilda.

 

EFICÁCIA

O coordenador estadual de Imunização, João Luis Crivellaro, destacou a segurança da vacina na imunização da dengue, já que a mesma foi estudada por 20 anos. “Ela tem uma eficácia comprovada de 66% e protege contra os quatro sorotipos da dengue. Nesses 37 dias de campanha não tivemos nenhum relato de efeito adverso moderado ou grave. A vacina só traz benefícios para a saúde”, assegurou Crivellaro.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress