conecte-se conosco

Cidadania

Projeto social realizado em Paranaguá ganha prêmio nacional

Atividades acontecem todos os sábados no Parque São João

Publicado

em

O Projeto 5C de Paranaguá foi um dos três premiados no Brasil pelo Instituo Legado. A entrega da premiação aconteceu no Teatro Fernanda Montenegro, em Curitiba, no dia 29, reunindo as ONGs finalistas no concurso de empreendedorismo social.

O Projeto 5C recebeu R$ 10 mil em dinheiro, recursos que serão revertidos para a construção e compra de equipamentos para um pequeno cinema para exibição de filmes educativos. Criada em 2015 pelo pedagogo João Costa, a 5C retira crianças da vulnerabilidade social por meio de cinco valores: conscientização, conhecimento, cultura, cooperação e comunidade.

“O prêmio significou que fazer o bem sempre vale a pena e que a gente deve buscar por uma sociedade mais igualitária, mais justa e que respeite as diferenças. Mesmo com pouco é possível transformar realidades e mudar a vida de outras pessoas”, afirma o empreendedor social. 

As atividades do 5C funcionam todos os sábados no Parque São João das 13h30 às 17h. No local, fundos da associação médica, cerca de 50 crianças têm contato com oficinas de violão, teclado, flauta, vôlei, futebol, Jiu-Jítsu e boxe. Pintura, artesanato, dança e teatro.

 Projeto concorreu com mais de cem inscritos, sendo premiado

João Costa conta que passou a se dedicar às causas sociais, de prevenção às drogas, depois que seu primo foi assassinado, em 2015, por envolvimento com as drogas. “Aquilo mexeu comigo a ponto de criar o projeto para trabalhar com a conscientização de crianças no meu bairro, e hoje somos uma realidade, e isso me motiva cada vez mais. Em 2009 por conta do contato com o orfanato eu iniciei mais projetos voluntários e larguei o curso de Administração pra fazer Pedagogia. Com a morte do meu primo, abandonei meu emprego em Curitiba e fundei o 5C”, destaca.

O Instituto Legado recebeu a inscrição de 137 projetos para a premiação. Quarenta foram selecionados e tiveram que se apresentar em uma banca examinadora na Opet, em Curitiba. Na sequência, 20 foram selecionados e depois apenas 10 foram classificados para a final, sendo apresentados para 18 jurados.

“Eu não esperava chegar tão longe. Nosso objetivo é fazer com que elas mudem os comportamentos e transformem o comportamento das pessoas que as cercam”, finaliza João.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress