conecte-se conosco

Governo

Equipes de resgate do Paraná salvam 786 vidas no Rio Grande do Sul

A força-tarefa vai ficar no Estado enquanto durar a situação de calamidade pública

Publicado

em

Bombeiro vestindo camisa vermelha cobrindo uma pessoa resgatada das enchentes com uma manta prata
Os atendimentos envolvem acesso a regiões alagadas para resgatar famílias que ficaram isoladas / Foto: CBMPR

Bombeiros e policiais militares do Paraná já resgataram 786 pessoas no Rio Grande do Sul, onde 346 municípios ainda enfrentam as consequências das chuvas.

Com uma equipe composta por 34 bombeiros militares e dois policiais militares, além de embarcações e um helicóptero, as operações estão concentradas em Eldorado do Sul e Canoas. 

Na semana passada, as ações foram realizadas em Porto Alegre e Lajeado. Essa força-tarefa continuará apoiando o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil gaúchos enquanto persistir a situação de calamidade pública.

Os atendimentos envolvem acesso a regiões alagadas para resgatar famílias que ficaram isoladas. Elas estão sendo alocadas em locais seguros e com atendimento das prefeituras. Alguns animais domésticos também estão sendo resgatados pelas forças paranaenses.

Nesta semana, em uma ação conjunta entre diferentes órgãos do Estado, o Paraná vai enviar alimentos, colchões, kits dormitório e copos d’água para reforçar o auxílio às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. 

A Sanepar doará 3 mil caixas, com 144 mil copos d’água potável para o consumo da população. Já a Ceasa/PR está de prontidão para enviar seis toneladas de comida.

Nesta segunda-feira, 6, quatro caminhões-baú da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná irão para o estado gaúcho com colchões e kits dormitórios (composto por cobertor, travesseiro, lençol e fronha) para atender as pessoas desabrigadas. 

Já o envio dos alimentos e copos d’água será organizado junto com a Ceasa/PR e com a Sanepar para serem encaminhados ainda no início da semana.  

Foto: CBMPR

O Paraná também está unindo esforços na campanha SOS RS. A primeira-dama Luciana Saito Massa fez, no fim da tarde de sexta-feira, 3, uma reunião virtual com mais de 250 prefeitos, vice-prefeitos, primeiras-damas e coordenadores da Defesa Civil de municípios paranaenses para reforçar o pedido de ajuda. 

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

Até a próxima quarta-feira, 8, podem ser doados alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e limpeza, bem como colchões, colchonetes e cobertores. As doações podem ser entregues pela população em qualquer quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.

O governo do Rio Grande do Sul já confirmou 78 mortes em razão dos temporais. Ainda há 105 desaparecidos. São 134,3 mil pessoas fora de casa, sendo 18,4 mil em abrigos e 115,8 mil desalojadas, que recebem abrigo nas casas de familiares ou amigos. 

Fonte: AEN

Em alta

plugins premium WordPress