conecte-se conosco

Cidadania

Projeto Patas do Bem realiza visita ao Asilo São Vicente de Paulo

Cães do projeto visitaram idosos do Asilo São Vicente de Paulo (Foto: Patas do Bem)

Publicado

em

Voluntários da iniciativa estiveram no Aeroparque, Apae e Escola Joaquim Tramujas

No sábado, 14, o projeto “Patas do Bem” esteve no Asilo São Vicente de Paulo, em Paranaguá, levando cães treinados para visitar os idosos do espaço, com presença de dezenas de voluntários da cidade. O foco da iniciativa, que possui como madrinha a primeira-dama, Amanda Roque, é fazer com que os cães  exerçam um papel de auxílio e carinho no tratamento de idosos, enfermos e crianças especiais. O projeto é feito em parceria com a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi). 

Segundo Amanda Roque, o cão da sua família, de nome Naruto, da raça Golden Retriever, faz parte da iniciativa e já está auxiliando alunos e idosos para melhorar o bem-estar, a comunicação e habilidades motoras. Naruto tem apenas dois meses e está em treinamento, realizando apenas a socialização neste momento, porém, em breve, estará invervindo no tratamento. “A realização no asilo São Vicente de Paulo foi imensamente agradável. Fomos muito bem recepcionados e é visível o encanto criado por um cão de terapia em contato com os idosos”, completa Amanda.

Prefeito Marcelo Roque e Amanda Roque participaram do projeto no Asilo São Vicente de Paulo (Foto: Patas do Bem)

“A população vem recebendo o projeto de braços abertos com um grande apoio e incentivo para o crescimento e desenvolvimento desse belo trabalho. Esta iniciativa visa em suas atividades ao aumento da autoestima, redução do stress do dia a dia exercitar as funções motoras e psíquicas, preservando a saúde mental e também promovendo a comunicação e interação social”, afirma Amanda Roque, agradecendo a colaboração de todos os voluntários, incluindo o prefeito Marcelo Roque. Segundo ela, logo estarão sendo divulgadas novidades sobre a continuidade do projeto e visita a outros locais de Paranaguá. 

O guarda civil municipal Reginaldo Rodrigues Filho é o idealizador da iniciativa e possui habilidades e cursos profissionais para adestramento de cães. “Não tenho palavras para descrever a alegria que nós temos de estar trabalhando com eles. São animais que nos ensinam muito. A visita ao asilo foi muito gratificante, pois havia pessoas no abrigo que não tinham vontade nem de sair para tomar um sol, e todos saíram para ver os cães, só não saiu quem realmente não tinha condições”, explica Reginaldo, destacando que o objetivo é utilizar a magia dos cães como ferramenta para fazer o bem ao próximo por meio do projeto. 

"Show Dog" foi realizado no domingo no Aeroparque para divulgação do projeto à população (Foto: Patas do Bem)

PROJETO ATUANTE NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL 

De acordo com a Semedi, o projeto será realizado com mais de 600 alunos da Educação Especial, assim como com estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e modalidade Eva Cavani. “A Semedi está contente em tornar-se parceira neste projeto. Na última semana, fizemos uma programação que percorreu instituições da nossa cidade. Fazer o bem é bom e estamos unidos em uma mesma causa”, afirma a secretária de Educação, Vandecy Dutra. 

Segundo a assessoria do Patas do Bem, as ações da semana passada foram apenas uma primeira etapa de visitações, que seguirão ocorrendo em locais com idosos, enfermos e crianças especiais em Paranaguá. Na quinta-feira, 12, os cães estiveram no período da tarde na Escola Municipal Joaquim Tramujas, enquanto na sexta-feira, 13, à tarde, o projeto foi até a Apae de Paranaguá. No sábado, além do Abrigo de Idosos, os voluntários realizaram um “Show Dog” no Aeroparque, com atividades para o público com os cães Nick , Kira e Branquela.

Segundo organização, cerca de 600 alunos da educação especial do município serão visitados pelos cães do projeto (Foto: Patas do Bem)

 

*Com informações da Prefeitura de Paranaguá 

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress