Connect with us

Cidadania

Acadêmicos da UFPR doam alimentos à Sociedade de Assistência aos Necessitados

Entrega contou com o apoio do 9º BPM através do Sargento Davi e soldado Rafael Mendes

Publicado

em

Na terça-feira, 17, aconteceu a entrega de 138 quilos de alimentos à Sociedade de Assistência aos Necessitados de Paranaguá. A arrecadação é proveniente de uma ampla ação social. A entrega dos alimentos contou com a colaboração do 9.º Batalhão da Polícia Militar.

A iniciativa partiu dos alunos da Universidade Federal do Paraná Campus Matinhos (UFPR Litoral), e do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR do módulo BagrICH, com a  presença de estudantes de vários cursos. O módulo destaca os problemas e dificuldades que acontecem nas cidades do litoral.

“O nome BagrICH é de origem do apelido das pessoas que nascem em Paranaguá ‘Bagrinho’ e a terminação ICH é a sigla do Projeto Político Pedagógico da UFPR Litoral que significa Interação Cultural e Humanística. O mesmo ocorre em Antonina é AntonICH, Matinhos é MatICH”, explica o professor Valdo Cavallet.

A ação é decorrente de um acordo entre professores e alunos e ficou estabelecido que todos os estudantes que chegam às quartas-feiras ao auditório do MAE depois da 19h20 têm que arcar com um quilo de alimento não perecível.

Durante o semestre, é escolhida a instituição que irá receber estes alimentos. Vale destacar que o pagamento da suposta “multa solidária” é recebida com alegria, pois eles sabem que os itens arrecadados serão bem utilizados.

De acordo com os professores, a ação não fica só na entrega de alimentos, esse módulo conta com vários tipos de atividades: visitas em instituições filantrópicas com conversas com aos internos; limpeza em instituições; entrega de roupas, além de lanches com moradores em situação de rua, momento em que há uma conversa para verificar o motivo de estarem nessa situação.

Recentemente, houve atuação na limpeza e pintura da Escola Municipal Graciela Elizabete Almada Diaz, na Ilha dos Valadares. “As ICHs visam no currículo da UFPR Litoral a desenvolver os valores e a cidadania junto aos estudantes e a comunidade”, destaca o professor Cavallet.

Continuar lendo