conecte-se conosco

Cidadania

Programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão oferece diversos serviços à população

A desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), Joeci Machado Camargo, é a coordenadora do projeto Justiça no Bairro

Publicado

em

O projeto Justiça no Bairro Sesc Cidadão em Paranaguá será realizado no sábado, 24, com diversos serviços à população, das 9h às 17h. Toda a programação acontece no Sesc, localizado na Rua Domingos Peneda, 947, bairro Estradinha.

Como parte do evento, haverá novamente o casamento coletivo, na sexta-feira, 23, quando acontece a celebração da união civil de 274 casais, no Ginásio de Esportes Albertina Salmon. Os noivos já se cadastraram antecipadamente no Sesc. Toda a comunidade pode participar, a partir das 19h.

Com o tema “Coloque sua Vida em Dia”, o Justiça no Bairro possibilita que a população tire dúvidas no âmbito jurídico com o Ministério Público, além de outras orientações em diversas áreas e emissão de documentos. A parceria com órgãos municipais e estaduais possibilitou o oferecimento dos serviços.

EMISSÃO DE DOCUMENTOS

A emissão de carteira de identidade, 1.ª e 2.ª via, poderá ser feita pelo Instituto de Identificação do Paraná. Para isso, é preciso levar certidão de nascimento, ou casamento (original e legível), comprovante de endereço e uma foto colorida padrão identidade. A comunidade também terá acesso à emissão de CPF pelos Correios.

O Senac estará no local para orientar sobre Educação no Trânsito e Recreação Infantil. O INSS irá esclarecer a população sobre a Previdência Social e o Procon orientará os cidadãos sobre os direitos do consumidor. 

SAÚDE

Na área de saúde, o DNALab realizará exames de DNA, porém haverá um custo que deve ser ajustado diretamente com o laboratório. De forma gratuita, os cidadãos poderão aferir a pressão arterial e realizar testes rápidos, além de cadastro para doação de medula óssea. O Sesi deixará à disposição o teste de flexibilidade e Índice de Massa Corporal (IMC).

TRABALHO E EMPREGO

Para quem está procurando emprego, a Secretaria Municipal do Trabalho realizará o cadastro para programa de estágio, encaminhamentos pela Agência do Trabalhador, orientações sobre o seguro-desemprego e divulgação de vagas de emprego disponíveis no município. Os microempreendedores individuais (MEI) poderão tirar dúvidas sobre o seu negócio com consultores do Sebrae.

PROGRAMAS SOCIAIS

A Secretaria Municipal de Assistência Social também é parceira do evento e realizará o cadastro para o Bolsa Família e prestará orientações de políticas públicas oferecidas pelo Cras (Centro de Referência em Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

O Instituto Peito Aberto, que oferece apoio a mulheres com câncer de mama, vai contribuir com o evento, levando informações sobre os direitos dos pacientes com câncer e conscientização sobre a importância da realização dos exames preventivos.

O público interessado não pode esquecer de levar seus documentos pessoais, comprovante de endereço, comprovante de renda e demais certidões, de casamento e nascimento, do cidadão e de familiares que estiverem acompanhando.

MEIO AMBIENTE

O Batalhão de Polícia Ambiental também irá participar com ações de educação ambiental, conscientização e proteção da natureza e recursos naturais. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente oferecerá atendimento veterinário com o consultório móvel, mas as senhas são limitadas, por isso, é preciso chegar cedo para garantir este serviço.
 

Continuar lendo
Publicidade