conecte-se conosco

Cidadania

Dia de combate ao abuso sexual infantil terá ações em Paranaguá

Atividades estão planejadas para acontecer no Terminal Urbano de Ônibus

Publicado

em

O dia 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em diversos municípios, são realizadas ações para mobilizar a sociedade e levar informações sobre essa situação que traz sofrimento a tantos jovens no Brasil. Em Paranaguá, a Secretaria Municipal de Assistência Social programou as atividades para o Terminal Urbano de Ônibus com palestras durante todo o dia. Além disso, a secretaria ainda realizará, a partir do dia 15, terça-feira, ações alusivas ao Dia do Assistente Social.

A partir das 9h, no dia 18, será composta a mesa com as autoridades municipais com a presença do prefeito Marcelo Roque, do secretário municipal de Assistência Social, Levi de Andrade; do presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente), Edmilson da Silva Costa; e da delegada do Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes) de Paranaguá, Maria Nysa Moreira Nanni.

Em seguida, haverá uma apresentação da Patrulha Mirim e uma palestra sobre violência com a psicóloga e coordenadora do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Josiane Moura. Pela manhã, ainda está programada uma apresentação pela Secretaria Municipal de Educação, do rapper Du’ RAP, e teatro pela 4.ª Igreja do Evangelho Quadrangular. No período da tarde do dia 18 haverá novamente uma apresentação da Secretaria Municipal de Educação, teatro, música e uma da Apae de Paranaguá.

Evento tem como objetivo mobilizar a sociedade para que cuide das crianças e adolescentes (foto: Prefeitura de Paranaguá)

 

DIA DO ASSISTENTE SOCIAL

O Dia do Assistente Social será comemorado com abertura das atividades alusivas à data no dia 15, às 9h, na sede da secretaria, localizada na Rua Baronesa do Cerro Azul, 2382. Já no dia 16, quarta-feira, às 9h, as ações serão voltadas à Política Nacional do Idoso, com palestras e apresentações culturais também na sede da secretaria. 

No dia 17, quarta-feira, às 9h, será realizada uma palestra motivacional em parceria com o Senac também na secretaria. O encerramento acontece no dia 18 juntamente com as atividades do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

CONVITE

Segundo o secretário de Assistência Social, Levi de Andrade, os temas trabalhados durante toda a semana são de extrema importância à população. “Por determinação do prefeito Marcelo Roque, levaremos, nesses dias, temas importantes aos cidadãos. 

 uma oportunidade de transmitir à população informações valiosas. Fecharemos a 1.ª Semana de Assistência Social com o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Infantil com diversas atividades que visam a orientar e conscientizar a população para essa triste realidade que vitima tantas crianças e adolescentes”, frisou Levi, aproveitando a oportunidade para convidar a população para participar das atividades. “Convidamos todos para participar das ações realizadas na sede da Secretaria de Assistência Social, de 15 a 17 de maio, bem como no Terminal Urbano no dia 18 para discutir conosco e conhecer um pouco mais sobre esses temas tão importantes para a sociedade”, completou o secretário.

POR QUE 18 DE MAIO?

O dia de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes foi escolhido em virtude de um caso ocorrido em Vitória, no Espírito Santo, em 1973. Uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.

Com a repercussão do caso e mobilização da sociedade, criou-se a data para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência e proteja suas crianças e adolescentes.
 

Publicidade








plugins premium WordPress