conecte-se conosco

Cidadania

Com mais voluntárias, Oficina de Perucas do Instituto Peito Aberto conseguiu aumentar a produção

A cada duas semanas, 10 novas perucas são entregues a pacientes em tratamento do câncer de mama

Publicado

em

Hoje com 10 voluntárias, a Oficina de Perucas, uma das ações do Instituto Peito Aberto, conseguiu aumentar a produção e atender mais mulheres que passam pelo tratamento do câncer de mama. Para isso, a equipe setorizou todo o trabalho, que é minucioso e exige dedicação total das voluntárias todas as quintas-feiras na sede do Instituto.

A voluntária Alessandra do Rocio Veiga faz parte do grupo que iniciou o trabalho de fabricação das perucas. Com o passar do tempo e da ampliação da visibilidade do Instituto Peito Aberto, mais voluntárias chegaram com a vontade de ajudar. “O processo de produção está crescendo, conseguimos entregar a cada duas semanas, fazemos quase 10 perucas. Nosso banco de perucas está cada vez mais completo”, afirmou.

Com a peruca pronta, elas são encaminhadas tanto para as mulheres já atendidas pelo Instituto, como para aquelas que entram em contato após conhecer o trabalho. “Já mandamos perucas para São Paulo, para Piraí do Sul e outros locais. As pessoas entram em contato através do Facebook e enviamos de forma gratuita, cobrando apenas a taxa de envio”, disse Alessandra.

Algumas mulheres, antes de iniciar a quimioterapia, cortam o cabelo e entregam ao Instituto para a fabricação de uma peruca com o seu próprio cabelo. “Estamos finalizando duas perucas que passaram por esse processo. Com este tempo menor de produção, a paciente corta o cabelo, inicia a quimioterapia e o cabelo começa a cair após 15 dias. Neste período, a peruca já fica pronta”, explicou a presidente do Instituto Peito Aberto, Fabiana Parro.

 


O trabalho exige atenção das voluntárias

 

A entrega da peruca é um momento de realização da paciente e também de todo o grupo. “A gente sabe o quanto isso é importante para a recuperação da paciente, sabemos que ela vai conseguir passar melhor pelo tratamento”, enfatizou Fabiana.

EMPÓRIO DO BEM

No sábado, 2, o Instituto Peito Aberto realiza no estacionamento do Posto Mahle o “Empório do Bem”, um evento que terá diversos produtos feitos pelas mãos das voluntárias à venda. Das 10h às 18h, a população pode conferir o trabalho da ação Alinhavando Vidas.

Entre os produtos terá jogo de toalhas, jogo americano, toalhas de banho, toalhas para lavabo, nécessaires, chinelos, lixeira para carro, aventais, pano de prato, cobre jarra entre outros itens. Os valores variam de R$ 8 a R$45.

“Precisamos vender esses produtos para reverter o dinheiro para comprar o material e confeccionar outros para o Natal. Como o projeto cresceu muito, temos cerca de 15 pessoas ajudando e, por isso, precisamos vender em maior escala”, explicou a presidente do Instituto Peito Aberto.

Além de ter a oportunidade de adquirir os produtos feitos no Instituto e ajudar a causa, o público ainda terá outras atrações. “Pela manhã, o Sesc vai estar com atividades de dança e à tarde com atividades com as crianças. As mães podem ir e deixar seus filhos. Teremos ainda  a presença de três foodtrucks, virou um evento para toda a família. Espero que a população compareça para fazermos um evento bem bonito”, concluiu Fabiana.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress